No caminho da Filosofia

Por Devanilson Álvares de Souza

Filosofia, Ciências Humanas E Sociais, Não Ficção

Esta página foi vista 5924 vezes desde 31/10/2012

Através desta apostila desejo provocar em você o desejo pela leitura e pela curiosidade, fazendo uso da filosofia. Você pode esta se perguntando: “Para que estudar Filosofia?”. Se você começou assim parabéns, saiba que já faz parte da turma de filosofia, pois você já começou perguntando. Na Filosofia, a pergunta tem um papel especial. É a protagonista da história.

“Para que Filosofia?”, tem a sua razão de ser. Em nossa cultura e em nossa sociedade, costumamos considerar que alguma coisa só tem o direito de existir se tiver alguma finalidade prática, muito visível e de utilidade imediata. Por isso, ninguém pergunta para que as ciências, pois todo mundo imagina ver a utilidade das ciências nos produtos da técnica, isto é, na aplicação científica à realidade. Parece, porém, que o senso comum não enxerga algo que os cientistas sabem muito bem. Verdade, pensamento, procedimentos especiais para conhecer fatos, relação entre teoria e prática, correção e acúmulo de saberes: tudo isso não é ciência, são questões filosóficas. O cientista parte delas como questões já respondidas, mas é a Filosofia quem as formula e busca respostas para elas.

Iniciaremos nosso estudo de Filosofia, através do Centro Educacional Evolução, e pretendemos levar você, estudante, a visão crítica do mundo. Crítica não no sentido de ser chato, embora isso também seja papel da filosofia, mas para que não aceitemos ou acreditemos sem questionar.

Se antes somente a filosofia grega influenciava, agora temos a filosofia alemã, francesa e judia que se destacam. Dentre as celebridades da filosofia atual podemos destacar Cyril Aslanov, linguista franco-israelita – um dos mais importantes e respeitados professores da Universidade Hebraica de Jerusalém, e Shalom Rosemberg, professor emérito nos departamento judaico e de filosofia na Universidade Hebraica de Jerusalém.

Cyril diz que a filosofia é possível em todas as linguagens, mas não é possível chegar a uma compreensão profunda das filosofias gregas e alemãs sem ter acesso aos textos originais. A “Eironeia”, por exemplo, é um étimo grego da palavra ironia. A “eironeia” socrática não é um modo de zombar das pessoas como a ironia moderna, mas uma interrogação radical e deliberadamente ingênua sobre as opiniões convencionais.

Os gregos debatiam muito sobre a democracia. Mas como falar em democracia grega no século V a.C, por exemplo, não é um paradoxo? Pois que democracia era aquela que tinha escravidão? Os gregos do séc. a.C. usavam a palavra “democracia” que significa literalmente “governo do povo (dêmos)”. Foram eles que inventaram o termo e restringiram a categoria do dêmos ao cidadão do sexo masculino nascido em país ateniense, o que excluía automaticamente os escravos, os estrangeiros (metecos) e as mulheres.

Rosember toca no mesmo assunto ao falar do problema da pós-modernidade, pois diz que “os grandes pecados foram que de um lado a Europa pregava a igualdade, liberdade, fraternidade, e de outro, escravizou a África e parte da Ásia”.

Por fim, estudaremos aqui alguns conceitos filosóficos abordados em três módulos: Módulo I: conceitos gerais da filosofa e uma visão panorâmica da mesma; Módulo II: Alguns temas específicos; Módulo III: Estética, Filosofia Moral; Alguns filósofos e vocabulário filosófico.

Edição 1 (2012)
Acabamento Espiral c/ acetato

Devanilson Álvares de Souza

Devanilson Álvares, brasileiro, casado com Selma Álvares, pai de Letícia Maggie e Laerte Vinícius. Reside em Brasília/DF, onde por meio da Filosofia aprendeu amar a política pura. O é licenciado em filosofia desde 2008. Leciona Filosofia, Sociologia e Empreendedorismo próximo à sua residência.

Em manifestação à sua Fé, Álvares, é catequista na paróquia em que frequenta atualmente. Além da vida acadêmica, Devanilson Álvares trabalhou também na indústria automotiva numa concessionária, pois o mundo e a história automobilístico encanta a todos. Além dos estudos filosóficos e automotivos, Devanilson dedicou-se ainda aos estudos e técnicas imobiliárias pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), adquirindo os títulos de técnico em corretagem e avaliador e perito de imóveis. Gosta de estudar o latim, hebraico, grego, e inglês técnico, liturgia e teologia.

Por fim, atualmente dedica-se a pedagogia de ser pai, pois dois bebês consomem um tempo inacreditável! Pretendo escrever sobre isso mais a frente.