O JESUS DOS JUDEUS

A SURPREENDENTE DESCOBERTA DO NOME DE JESUS DE NAZARÉ NO ANTIGO TESTAMENTO

Por Nivaldo Marcolino

Estudo Bíblico, Ciências Humanas E Sociais, Religião, Antiguidades E Arqueologia, Arqueologia, Bíblias

Esta página foi vista 6176 vezes desde 16/10/2013
Coloração
Acabamento

É provável que possamos encontrar aqui uma das provas mais contundentes e inegáveis de que Jesus tinha o nome do Messias que os judeus esperavam, registrado magistralmente nas escrituras hebraicas.

A forma como o nome de Jesus (YESHUA) pode ser encontrado no Antigo Testamento (AT), (TANACH em hebraico), ligada ao Messias de Israel é inédita e até então, aparentemente, desconhecida no seio das comunidades cristãs e judaicas, quer sejam acadêmico – científicas, teológicas, religiosas ou leigas.

Essa é uma reflexão que vai nos mostrar mais uma faceta do Homem que influenciou, mais do que qualquer outro homem neste planeta, o curso de toda a história da raça humana.

Centenas de estudos teológicos e científicos já foram realizados no Antigo Testamento em busca do Jesus do Novo Testamento, mas nada ainda pode ser comparado ao que é apresentado nesse trabalho não só inédito, mas insólito.

O Jesus que emerge aqui no Antigo Testamento é um Jesus identificado como o Messias de Israel e com o mesmo Nome que ele seria conhecido no Novo Testamento e ainda indicando, no mesmo texto em hebraico literal, que ele seria conhecido como o "Nazareno" anunciado pelos profetas hebreus. Mesmo esse epíteto "Nazareno" não se pode encontrar nas traduções do hebraico em qualquer Bíblia. O Novo Testamento registrou que o Messias seria conhecido como Nazareno de acordo com o anunciado pelos profetas, mas quando buscamos essa informação nas traduções do Antigo Testamento, não encontramos. Isso só pode ser visto quando mergulhamos no texto hebraico do Antigo Testamento (TANACH para os judeus).

O estudo aqui esboçado é um apelo aos grupos que estudam, interpretam e traduzem a Bíblia e mesmo àqueles que se interessam em saber apenas quem foi Jesus e o que ele representa para nós seres humanos, para que ouçam e percebam a eloquência e riqueza de detalhes do texto sagrado judaico-cristão.

Edição 1 (2013)
Acabamento Brochura

Nivaldo Marcolino

Pós-graduado em História Contemporânea (lato sensu) pela UFF (Universidade Federal Fluminense - RJ) e é militar veterano da reserva do quadro de Engenharia do Corpo de Fuzileiros Navais onde atuou em missões diversas no Brasil e no exterior como perito em operações anti minas e explosivos em missões humanitárias de desminagem pela OEA. É brasileiro do estado Paraná com dupla cidadania, sendo a segunda italiana.