Emergências Clínicas

Questões comentadas

Por José Carlos Serufo

Código do livro: 158195

Categorias

Medicina, Medicina Clínica, Medicina De Emergência

Compartilhe este livro
Esta página foi vista 4812 vezes desde 14/01/2014
Versão
ebook
R$ 32,66
Leia em Pensática
Valor total:
R$ 32,66
Este ebook também pode estar à venda na:

Sinopse

Esta obra foi idealizada e lapidada no seio da monitoria de Clínica Médica do Internato em Medicina de Urgência pelos vários monitores que por lá deixaram suas marcas e levaram consigo o espírito do querer mais, do investigar até a plena compreensão do caso ou da questão, enfim, sensações e sentimentos genuínos daqueles que exerceram a monitoria em sua mais bela faceta, aquela que desenvolve a autonomia e a formação integral dos alunos, que incentiva a interação discente/docente e se torna em excelente ferramenta de apoio aos graduandos matriculados na disciplina – o principal objetivo dessa experiência acadêmica que agora atinge a plenitude com sua materialização.

Os monitores da disciplina, por meio de várias mediações pedagógicas, de forma formativa e reflexiva, são incitados a desenvolverem, por meio de estudos, trocas e observações, elevada capacidade de elaboração de estudos e pesquisas, argumentação, concentração e domínio de grupo. Contribuem assim de forma determinante para o aprendizado dos pares. Vivem todas as alegrias e dissabores da docência em nível superior. São treinados para a educação do futuro, capazes de criar e gerir parâmetros para um mundo globalizado e para a evolução dos povos.

A obra em tela é o resultado do trabalho refinado de vários monitores e docentes que encararam o projeto da monitoria muito além de um título a mais no currículo, mas vislumbraram ganhos nas relações pessoais e intelectuais, seja na contribuição dada aos alunos monitorados, mas, principalmente nos espaços privilegiados de discussões e trocas entre os vários atores do processo de elevadíssimo nível intelectual e comprometimento com a medicina e a vida: alunos da graduação, monitores e docentes. Revela também mais uma atividade fim da Universidade, a produção do conhecimento. Dessa vez, inserindo os monitores como sujeitos e agentes ativos da construção.

A importância e o elevado grau de profundidade de discussão nos grupos de estudo dos monitores não poderia ficar restrito a poucos. Foi com a ousadia, o espírito empreendedor e a genialidade do professor José Carlos Serufo que a idéia tomou corpo e, agora, o leitor é brindado com essa excelente obra que vem coroar um trabalho de mais de uma década de estudos.

O livro conta com 24 capítulos, cada um deles com 20 a 25 questões de múltipla escolha e um a dois casos clínicos, exaustivamente comentados e com visão crítica, alguns até com quadro de gerenciamento de riscos e que certamente levará o leitor ao aprimoramento do conhecimento na área de urgências e emergências clínicas.

Recebi com alegria o honroso convite para prefaciar esse livro. Creio que o motivo foi a gentileza do professor Serufo, por ter sido eu, no ano de 2000, o autor do projeto dessa monitoria, e por mais de 10 anos o seu coordenador. A monitoria já foi várias vezes premiada pela Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais por sua relevância acadêmica (2004, 2005, 2008, 2009 e 2012). Por questão de reconhecimento e real merecimento ao trabalho daqueles que fizeram por merecer, listo em anexo os nomes dos monitores bolsistas desse ótimo projeto.

Valeu pela autodeterminação e entusiasmo de todos, sem o que, essa obra não seria possível e deixaria restrito o maravilhoso trabalho feito pelos e com os monitores e alunos da do módulo de Clínica Médica do Estágio em Medicina de Urgência. O laboratório vivido na monitoria serviu e serve para despertar vocações e prevenir erros futuros.

Boa leitura e bons estudos a todos. Que esta obra lhes sirva para abrir caminhos.

Um abraço.

Prof. André Luiz dos Santos Cabral

Pró-Reitor Adjunto de Graduação/UFMG

Características

ISBN 978-85-63307-36-1
Número de páginas 392
Edição 1 (2012)
Idioma Português

Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para atendimento@clubedeautores.com.br

Comentários

Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.

0 comentários