Devassas: uma análise das denúncias contra as "mal-procedidas"

Prostituição, concubinato e vivência religiosa nas Minas Gerais do século XVIII

Por Lisa Batista de Oliveira

Filosofia, Geografia E Historia, Epistemologia, Filosofia / Religião, Ética E Filosofia Moral

Esta página foi vista 4782 vezes desde 29/10/2014

Relações de poder cristãs, escravistas e patriarcais permearam as relações de gênero conduzindo à submissão sexual das "mal-procedidas", concubinas e prostitutas, que se entregavam aos prazeres sensuais. Escravas e libertas, ao se relacionarem intimamente com homens brancos, subverteram os padrões hierárquicos da sociedade das Minas do século XVIII, deslocando as relações de dominação e criando poderes informais femininos baseados na sedução que proporcionavam uma existência mais livre. Brancas pobres, sem dotes, que não atuavam na preservação da propriedade de ricos senhores de escravos, também criaram táticas de sobrevivência por meio dos "tratos ilícitos". Através da subversão do desejo e do olhar masculinos, mulheres pobres conquistaram melhores condições de vida, construindo uma cultura feminina de resistência fundamentada no "mau uso de si".

ISBN 978-85-918460-0-9
Edição 1 (2014)

Lisa Batista de Oliveira

Lisa Batista de Oliveira é mestre em História Social pela UFF, onde estudou História das Mulheres.