FUNDAMENTOS DE ECONOMIA MONETÁRIA

ATIVOS FINANCEIROS E SISTEMA FINANCEIRO NO BRASIL

Por DOMINGOS DE GOUVEIA RODRIGUES

Administração, Ciências Humanas E Sociais, Economia, Bancos E Bancários, Condições Econômicas, Desenvolvimento

Esta página foi vista 10986 vezes desde 10/05/2015
Coloração
Acabamento

O papel da moeda na economia sempre foi importante desde que a mesma foi criada pelo homem, mas na sociedade moderna adquire uma importância fundamental, com a multiplicação e sofisticação das operações de compra e venda de bens e serviços. A teoria monetária aborda os impactos da moeda na economia.

Neste livro, apresentamos os fundamentos da economia monetária, os principais ativos financeiros e a estrutura do sistema financeiro brasileiro. Inicialmente, definimos moeda. Em seguida, discorremos sobre a importância da moeda na economia, a evolução histórica do conceito de moeda, as funções da moeda, os agregados monetários, a política monetária e seus instrumentos, oferta e demanda por moeda, inflação e suas principais características e teorias e apresentamos os principais índices de preços do Brasil. Na segunda parte do livro, apresentamos as características dos ativos financeiros no Brasil. Ativo financeiro é todo ativo que represente valor na forma de dinheiro, patrimônio ou contrato firmado entre as partes. Os ativos financeiros podem ser classificados em ativos de renda fixa ou ativos de renda variável. Na terceira parte do livro, definimos sistema financeiro, as funções do sistema financeiro, a evolução histórica do sistema financeiro brasileiro, a estrutura normativa e de supervisão do sistema financeiro brasileiro, as instituições financeiras e os ativos financeiros monetários e não monetários.

Edição 1 (2015)
Acabamento Brochura

DOMINGOS DE GOUVEIA RODRIGUES

Economista, Graduado pela FEA-Faculdade de Economia e Administração da UFRJ, Mestre em Economia pela PUC-RJ, PhD em Economia pela University of York, Inglaterra, Analista de Planejamento e Orçamento e Professor de Economia. E-Mail: DGRodrigues@msn.com Linkedin: https://br.linkedin.com/pub/domingos-de-gouveia-rodrigues/a3/296/860/ Facebook: https://www.facebook.com/domingos.de.gouveia.rodrigues