CALENDÁRIO DO AFETO

Artes, Música

Esta página foi vista 2530 vezes desde 03/07/2015
Acabamento

Neste songbook você encontrará as partituras e tablaturas cifradas do CD Calendário do Afeto: suíte para violão solo com 9 movimentos alusivos aos meses de gestação. Ou melhor, as transcrições aproximadas dos fonogramas gerados em estúdio, sujeitos às nuances e surpresas interpretativas da ocasião.

Cada tema dessa suíte conta uma história. Afinal, música instrumental é um meio de comunicação universal, a partir do qual os músicos verbalizam frases sem palavras: prosas e versos não falados! Por isso, os movimentos possuem ritmos genuínos (valsa, fantasia, baião, bossa nova, choro) e híbridos (fusion e outros identificados com os neologismos salsamba, marcha-tango, semifrevo)... Subtítulos e exposições de motivos repletas de homenagens, lembranças, influências e personagens do real-imaginário do violonista-compositor, que intentam decodificar o pleno e intraduzível amor incondicional desse discurso musical de boas vindas ao primogênito.

Para otimizar os processos de escrita e leitura; e ampliar o público-alvo, foram utilizados três sistemas de notação: partitura, tablatura e cifragem harmônica. A partitura segue o padrão da escrita violonística, não obstante tenha abrigado cifras (acordes) para nortear o acompanhamento e a improvisação em qualquer instrumento; e substituído a digitação dos dedos da mão esquerda do violonista destro (ou mão direita do violonista canhoto) no pentagrama pela exata demarcação das notas na tablatura: um hexagrama representativo das cordas e do braço do violão, originário do século XIV, bastante usado por alaudistas e eletro-guitarristas.

Enriquecem ainda essa publicação, as epígrafes arrebatadoras e os generosos depoimentos de artistas, pesquisadores, amigos e familiares nascidos e radicados em lugares diversos, que deram concretude a essa transversal sinergia da música com a saúde materno-infantil.

Boa leitura!... E boa tocata!

O autor

www.carloswalter.com.br

ISBN 978-85-911388-2-1
Edição 1 (2015)