ESTRATÉGIAS DE DECISÃO

Acabamento

ESTRATÉGIAS DE DECISÃO

Decida melhor com insights da Teoria dos Jogos

Seu dia a dia é recheado de decisões. A maior parte delas é automática ou não exige muita reflexão. Mas, e quanto àquelas que merecem mais cuidado? É possível antecipar as reações dos outros? Se você se apoiar apenas em sua vivência, isso será o suficiente para decidir melhor? Você raciocina adequadamente ou é surpreendido por inúmeras variáveis?

Com uma atitude inteligente e aberta para novos conhecimentos e técnicas, você poderá elevar a sua performance e tomar decisões difíceis com mais segurança. Por meio de uma série de analogias, jogos e histórias, este livro demonstra que a potência da Teoria dos Jogos pode ajudá-lo a decidir melhor e errar menos quando tiver de escolher qual caminho seguir em momentos importantes.

=========================================

SUMÁRIO

Decisões estratégicas e Teoria dos Jogos

PARTE 1 - A LÓGICA DA COMPETIÇÃO

Pense à frente e raciocine para trás

Conheça os verdadeiros incentivos do outro

Racionalizando a irracionalidade

PARTE 2 - A LÓGICA DA COOPERAÇÃO

O Dilema dos Prisioneiros

As duas soluções para a cooperação

Outros dilemas da cooperação

PARTE 3 - OUTRAS LÓGICAS INTERESSANTES

Ameaças Críveis e Navios Queimados

O Jogo do Ultimato

O Paradoxo do Chantagista

O Leilão do Dólar

Competidores na Mesma Rua

O Jogo da Divisão do Bolo

PARTE 4 - INQUIETAÇÕES FINAIS

As dificuldades da Teoria dos Jogos

As principais lógicas da Teoria dos Jogos

PARTE 5 - APÊNDICES PARA MENTES CURIOSAS

A cena do bar do filme Uma Mente Brilhante

Meus encontros com John Nash

Outros...

=======================================

O autor deste livro, Fernando Barrichelo, encontrou John Nash, um dos ganhadores do Prêmio Nobel de Economia em 1994 por suas ideias que revolucionaram a Teoria dos Jogos, em duas ocasiões.

O matemático norte-americano, que ficou famoso por ter sua história contada no filme Uma mente brilhante (2002) e interpretado por Russell Crowe, impressionou o autor pela sua humildade - apresentou suas palestras com tranquilidade e foi solicito com todos que o abordaram para uma rápida conversa.

A leitura desse livro pede uma postura tranquila como a de Nash: reconhecer que com um mínimo de conhecimento e métodos da Teoria dos Jogos você pode decidir melhor e errar menos em momentos que convém não improvisar.

ISBN 978-85-921915-04
Edição 1 (2017)
Acabamento Brochura

Fernando Barrichelo

Fernando Barrichelo é engenheiro pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas e Master in Business Administration (MBA) pela Carnegie Mellon University, nos Estados Unidos.

Sua paixão por Teoria dos Jogos teve início na época de MBA, quando se aprofundou no tema e recebeu dois reconhecimentos: melhor assistente de professor do ano nesta disciplina e melhor projeto na disciplina de estratégia ao incorporar a Teoria dos Jogos como um elemento importante para executivo de empresas.

A partir daí começou a pesquisar várias publicações sobre Teoria dos Jogos e sua ligação com o pensamento estratégico e aplicações nos ambientes empresariais e cotidiano das pessoas.

Publicou seus artigos de forma segmentada em seu site até reuni-los neste livro com o objetivo de aprofundar e estruturar a disciplina para insights em cenários de competição e cooperação. Está disponível para palestras sobre o tema.

Para falar com o autor, escreva para fernando@barrichelo.com.br ou acesse www.barrichelo.com.br.