Go_to_top Bar
Seu carrinho está
vazio

Publique livros gratuitamente

Clube de Autores é a maior comunidade de autopublicação da América Latina. Inicie agora!

Estação de potabilização de esgoto

A primeira da América Latina

Ajaxloader
por
R$ 37,72
por
R$ 15,07

Sinopse

Quando o autor cursava o mestrado em Houston, teve a oportunidade de visitar, pela primeira vez, uma estação de tratamento de esgoto, a qual atendia a região escolar da cidade.

Como as escolas estavam em férias, a estação trabalhava com pequena vazão, o que influía na qualidade de seu efluente.

De fato, ao observar esse efluente, ele ficou surpreso. Não havia, praticamente, turbidez alguma. Entusiasmado, perguntou o que era feito daquele efluente. Responderam-lhe que era lançado no rio. Ele indagou por que não era captado para uma estação de tratamento, onde pudesse ser transformado em água potável. Disseram-lhe que as pessoas jamais tomariam água que havia sido esgoto.

Isso poderia ser verdade nos Estados Unidos, um país rico. Mas no Brasil, em que milhões de pessoas consomem água contaminada, sem tratamento algum, estava aí uma ótima oportunidade de se modificar o quadro.

Hoje, a situação se alterou nos Estados Unidos e em outros países, mas não no Brasil, como, de resto, em toda a América Latina. Existem várias estações de potabilização de esgoto (EPE) ao redor do mundo, principalmente nos Estados Unidos. O mesmo não ocorre na América Latina, em que não existe uma única estação.

Nesta obra, o autor apresenta o que poderá ser a primeira estação de potabilização de esgoto deste subcontinente. Ao invés de um texto técnico árido, optou por apresentar uma história, em que os personagens apresentam as diversas unidades de uma EPE e debatem entre si os questionamentos que se fazem à potabilização do esgoto sanitário.

Desse modo, o leitor vai conhecer o médico recém-formado, que pretende cursar ortopedia, mas acaba se rendendo aos encantos da filha do prefeito da cidade onde vai trabalhar; será apresentado ao pai da jovem, o prefeito Jorge, que adora uma festa; vai ver como o dono da farmácia se utilizou do tratamento de esgoto para conseguir ascensão política; terá simpatia pelo barqueiro, que trabalha levando as pessoas de uma à outra margem do rio e se angustia com a poluição desse rio; vai admirar o Prof. Augusto, ao vê-lo deixar seus afazeres para visitar a estação de tratamento de esgoto e dar parecer definitivo para convertê-la em estação de potabilização de esgoto; vai se identificar com Marcos, o secretário da fazenda, que é muito preocupado com gastos desnecessários; vai prender a respiração com Lindomar, quando este for questionado pela Câmara Municipal sobre o funcionamento da EPE; e, principalmente, vai admirar a tenacidade de Maria, a primeira dama do município, que se empenha de forma decisiva em conseguir a construção da estação de potabilização de esgoto.

É preciso esclarecer que esta é uma obra de ficção. Talvez Santa Cruz do Desfiladeiro ou Major Ribeiro sejam nomes de cidades, vilas ou distritos neste enorme Brasil. Entretanto, Santa Cruz do Desfiladeiro e Major Ribeiro são nomes criados pelo autor.

Quanto ao nome do rio, o autor deixa a critério do leitor. Afinal, o rio da aldeia de cada um é o maior rio de todos, como se verifica nestes versos de Fernando Pessoa:

O Tejo desce de Espanha

E o Tejo entra no mar em Portugal.

Toda a gente sabe isso.

Mas poucos sabem qual é o rio da minha aldeia

E para onde ele vai

E donde ele vem.

E por isso, porque pertence a menos gente,

É mais livre e maior o rio da minha aldeia.

Categorias: Engenharia E Tecnologia Ambiental, Ficção e Romance, Engenharia E Tecnologia, Arquitetura
Palavras-chave: esgoto, potabilização, reúso, tratamento

Características

Cover_front_perspective
Número de páginas: 74

Edição: 2(2017)

Formato: A5 148x210

Coloração: Preto e branco

Acabamento: Brochura c/ orelha

Tipo de papel: Offset 75g

Reconhecimento

Mais publicações desse autor

Comentários - 0 comentário(s)


Como funciona

Passo 1

Você publica seu livro online, gratuitamente.

Passo 2

Você diz quanto quer receber de direitos autorais.

Passo 3

Nós vendemos e você recebe o dinheiro por depósito direto na sua conta.

Serviços profissionais

Conheça nossos serviços

São vários serviços para auxiliá-lo em sua obra:

Depoimentos

"O Clube dos Autores é um espaço democrático, didático e humanizador para qualquer pessoa que escreva mas não tem um Editor forte e capitalizador como demanda as leis de mercado. Prevalece o verdadeiro talento de um escritor, ser sucesso de vendas com um Editor Executivo forte como padrinho é fá..."

Gesiel Nunes Machado

Formas de Pagamento (até 12x)

Segurança

Print


Clube de Autores Publicações S/A   CNPJ: 16.779.786/0001-27

Rua Otto Boehm, 48 Sala 08, América - Joinville/SC, CEP 89201-700