Go_to_top Bar
Seu carrinho está
vazio

Publique livros gratuitamente

Clube de Autores é a maior comunidade de autopublicação da América Latina. Inicie agora!

Expressionismo internacional

As artes plásticas em Belo Horizonte Anos 1980 e 1990

Ajaxloader
por
R$ 29,30
por
R$ 10,80

Sinopse

O principal objetivo da pesquisa foi estudar a possível influência das tendências expressionistas nas obras de autores dos anos 1980 e 1990, em Belo Horizonte. Não se trata de um estudo detalhado de todas as manifestações, e sim de uma análise em torno de alguns artistas. Para atingir esse objetivo, foi necessário examinar a tendência expressionista estudando o seu conceito, exemplos do expressionismo ao longo da História da Arte, os movimentos expresziionistas na Alemanha (Die Brücke, 1905-1913, e Der Blaue Reiter, 1911-1914) e a ocorrência de algumas tendências na arte mundial e brasileira no Século XX. Como também, “estalecer um quadro significativo das forças externas e subjetivas que interferiram na tendência”. Vale ressaltar que para adentrar no objetivo principal, convidamos o leitor a enveredar por diversas expressões visuais consolidadas em meio a transformações culturais, políticas e artísticas. Tais contextos não podem ser vistos desligados de entrecruzamentos, dos quais a poética expressionista é um dos pontos de convergência. Por essas idas e vindas entre estilos e movimentos, muitas propostas arrolam-se de modo a desenhar um panorama bastante amplo e complexo. Nomes de artistas entram e saem, mas acreditamos que o importante não seja ter todos eles em mente, mas sim, uma visão mais global. Concentrar-se, sobretudo, no mais importante: esse conjunto como pano de fundo para o que de fato nos ocupa, isto é, como as formas e conteúdos da poética expressionista se transformaram ao longo de mais de sete décadas, sofrendo e acumulando novas propostas.

Categorias: Artes, Linguagem Artística E Disciplinas, Não Ficção, Artes Gráficas, Escultura, Pintura
Palavras-chave: arte, artes, crítica, da, teoria, visuais

Características

Cover_front_perspective
Número de páginas: 104

Edição: 1(2016)

ISBN: 978-85-922074-1-0

Formato: A5 148x210

Coloração: Preto e branco

Acabamento: Brochura c/ orelha

Tipo de papel: Offset 75g

Reconhecimento

Sobre o autor

Mini
Gilbert Daniel da Silva

Artista Visual, professor e pesquisador. Publicou os livros Piolho Nababo: etnografia da antigaleria de arte, pela Editora CRV; Amanhã, à noite, chegaremos lá e As tendências do Expressionismo, ambos pela Ler para Escrever.

Pelo Clube de Autores fez as seguintes publicações: Educação e Experimentação; Diários: pedagogias libertárias em rodas de conversas; Expressionismo Internacional: as artes plásticas em Belo Horizonte anos 1980 e 1990; e Uma Linha Depois da Outra: coletivo Arte Liberada.


Mais publicações desse autor

Comentários - 0 comentário(s)


Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


Como funciona

Passo 1

Você publica seu livro online, gratuitamente.

Passo 2

Você diz quanto quer receber de direitos autorais.

Passo 3

Nós vendemos e você recebe o dinheiro por depósito direto na sua conta.

Serviços profissionais

Conheça nossos serviços

São vários serviços para auxiliá-lo em sua obra:

Depoimentos

"O ritmo acelerado dos tempos atuais demandam soluções criativas que acompanhem esta velocidade. Publicar meu livro no Clube de Autores permitiu a divulgação de minhas teses muito antes do tema se tornar relevante na mídia. O resultado foi a ampliação de minha rede de contatos e o reconhecimento..."

Sidnei Oliveira

Formas de Pagamento (até 12x)

Segurança

Print


Clube de Autores Publicações S/A   CNPJ: 16.779.786/0001-27

Rua Otto Boehm, 48 Sala 08, América - Joinville/SC, CEP 89201-700