Go_to_top Bar
Seu carrinho está
vazio

Publique livros gratuitamente

Clube de Autores é a maior comunidade de autopublicação da América Latina. Inicie agora!

PILAR

- DA ALDEIA CARIRI AOS NOSSOS DIAS -

Ajaxloader
por
R$ 49,54

Sinopse

Cada página deste livro é uma dedicação de amor à terra de José Lins do Rego e de tantos filhos que elevaram o nome desta cidade às fronteiras do nosso país, seja pela sua literatura, como também na participação da história da Paraíba.

Nesta 3ª edição, o livro “Pilar – da Aldeia Cariri Aos Nossos Dias” continua com o

seu formato original, porém atualizado e ampliado, consistindo num guia histórico, geográfico e cultural deste município, fonte de pesquisa indispensável a estudantes, professores, e pessoas que se interessam pela história desta magnífica terra, despertando pois, questionamentos relevantes e servindo de incentivos de grandes estudos e práticas educacionais.

O livro divide-se em doze capítulos assim distribuídos: No primeiro capítulo

apresento os aspectos geográficos do município de Pilar; no segundo, os aspectos históricos, onde são narrados seus primeiros habitantes, sua fundação e fundador, sua emancipação política e importância de Pilar junto à Colônia. Lembro dos movimentos revolucionários nativistas que defendiam a independência do Brasil e seus principais heróis. Narro as visitas ilustres que esta terra recebeu, em especial a da então Sua Majestade Imperial Dom Pedro II. Nos capítulos seguintes enfatizo o poderio econômico junto à Colônia; a fé deste povo, nos aspectos religiosos; o modelo de educação impetrado por Pilar, que ensinou a seus filhos e filhos de outras terras. No capítulo “Filhos Ilustres” tem como destaque o escritor José Lins do Rego, como filho mais ilustre desta terra. Em seguida lembro-me de como eram e como ainda são realizadas as nossas festas populares; as nossas principais manifestações culturais, o esporte e o lazer na Pilar de José Lins. Os símbolos municipais: a bandeira, o hino e os selos estão destacados no capítulo oitavo. Lembro ainda os governantes municipais do passado e do presente, dando ênfase a outras autoridades constituídas de Pilar. Os indicadores sociais e saúde no capítulo dez. No capítulo onze, saliento a importância de Pilar como cidade com evocação turística e apresento aos seus filhos dezessete lugares que podem ser considerados como atração turística, e segue, do calendário e roteiro turísticos deste município. Por fim, no capítulo doze apresento aos filhos desta terra o Título Internacional de Cidades Educadoras conquistado por Pilar na Associação Internacional das Cidades Educadoras, que tem sede na cidade de Barcelona–Espanha e subsede em Rosário, Argentina. Pilar foi cidade brasileira pioneira a ser distinguida com esta comenda, seguida da capital gaúcha, Porto Alegre.

É natural falarmos bem da nossa terra natal, e é assim que considero esta terra-mãe que acolheu o sertanejo que veio de longe e fez aqui o seu porto, como sempre soube que assim seria pelas profecias de um pai apaixonado por tão bela e hospitaleira terra.

O livro transcende o desejo de que todos os pilarenses aprendam a amar e valorizar

casa vez mais esta terra, que a reconheçam como parte importante da história da Paraíba e do Brasil; e que cuidemos muito bem dela e saibamos elevar o nome de Pilar como tão bem fez o escritor José Lins do Rego. Conhecer esta história é o primeiro passo para isso.

Categorias: Literário, Histórico, Educadores, Não Ficção, Biografia e Testemunho, Biografia
Palavras-chave: histÓria, municÍpios, paraÍba, pilar-pb

Características

Cover_front_perspective
Número de páginas: 158

Edição: 3(2016)

Formato: A4 210x297

Tipo de papel: Couche 150g

Sobre o autor

Mini
LUCIMÁRIO AUGUSTO DA SILVA

Mário, como sou chamado pelos amigos, nasci na cidade de Itaporanga-PB, em 25 de setembro de 1972. Filho de João Augusto da Silva, policial militar reformado e Terezinha Noberto de Sousa e Silva, dona de casa.

Aprendi as primeiras letras em casa com a irmã mais velha, Lucilene. Iniciei seus estudos formais na Escola Municipal Euclides da Cunha, de Itaporanga em 1980.

Meu pai, João Augusto, sempre sonhou em voltar à sua terra natal depois de aposentado. E foi o que aconteceu: a família Augusto mudou-se para a cidade de Pilar no ano de 1992. Aqui, fui professor de ensino fundamental na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Lins do Rego na cidade de Pilar - PB no período de 1996 a 1999. Gradei-me em Comunicação Social – Habilitação em Relações Públicas, pela Universidade Federal da Paraíba, em 1997.

Em 2002 lançei a primeira edição do livro “Pilar – da Aldeia Cariri à Cidade Educadora”, patrocinada pelo SEBRAE, no prédio da Antiga Casa de Câmara e Cadeira, que na ocasião acontecia a 10ª Semana Cultural José Lins do Rego.

Nos anos 2002 a 2004 fui Diretor de Cultura e Turismo Municipal de Pilar – PB. Fui também durante três anos vice-presidente da Fundação Menino de Engenho. Fui presidente da Associação do Movimento Arte e Cultura de Pilar – AMARTE, tendo a representação do Bloco Sem Vergonha.

Sempre incentivei a cultura e turismo na terra de José Lins do Rego, Pilar, contribuindo para o fortalecimento sociocultural desta cidade. Essa veia cultural desenvolveu quando ainda era estudante do ensino fundamental. Produzi os curtas-metragens: “Engenho Corredor, o Mundo do Menino de Engenho” (Vídeo documentário - Projeto Final do Curso de Graduação – 1997), “Pilar, de Ontem e de Hoje” (Vídeo documentário - Projeto para a Prefeitura Municipal de Pilar - 1998), além da plaqueta “Corredor, um engenho a deriva” – 2000 e da peça teatral “Doidinho” adaptada do romance de José Lins do Rego, em 2003.

Em 03 de novembro do ano de 2007, lancei na Escola Estadual José Lins do Rego, a 2ª Edição do livro “Pilar – da Aldeia Cariri aos Nossos Dias”.

Durante o período de 2009 a 2012 fui Secretário Executivo Municipal de Cultura.

Em julho de 2012 fui licenciado como professor de Língua Portuguesa pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira em 2014. Ainda neste ano, recebi o título de Mestre da Educação pela Secretaria de Estado da Educação da Paraíba com o Projeto “O Uso do Celular como Ferramenta Pedagógica nas Aulas de Língua Portuguesa.”

Atualmente, sou professor de ensino fundamental na Escola Estadual José Lins do Rego, e exerce função de gestor escolar na Escola Municipal Manoel Alves de Araújo.


Mais publicações desse autor

Comentários - 0 comentário(s)


Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


Como funciona

Passo 1

Você publica seu livro online, gratuitamente.

Passo 2

Você diz quanto quer receber de direitos autorais.

Passo 3

Nós vendemos e você recebe o dinheiro por depósito direto na sua conta.

Serviços profissionais

Conheça nossos serviços

São vários serviços para auxiliá-lo em sua obra:

Depoimentos

"Não é fácil colocarmos nosso confiança em qualquer meio...Aos poucos fui descobrindo que o Clube dos Autores é mais que um meio confiável, é a segurança de um sonho realizado, é a luta pela valorização destes grandes escritores que acabam sendo desvalorizados pela cultura do sexo, samba e futeb..."

Vanderlan da Silva

Formas de Pagamento (até 12x)

Segurança

Print


Clube de Autores Publicações S/A   CNPJ: 16.779.786/0001-27

Rua Otto Boehm, 48 Sala 08, América - Joinville/SC, CEP 89201-700