O anjo da liberdade:

um resumo das ideias de Paulo Freire e a didática do método de alfabetização

Por José Luiz de Paiva Bello

Didáticos, Ciências Humanas E Sociais, Educação

Esta página foi vista 11841 vezes desde 18/03/2011

O problema central prende-se a questão da leitura como um instrumento de libertação humana. Ela está vinculada pedagogicamente a uma “leitura de mundo” e a uma consequente compreensão da realidade que nos cerca. Supõe-se que o analfabeto, pela falta de possibilidade de leitura, esteja sendo relegado a uma condição de impossibilidade de participar das decisões tomadas por outros em relação a ele mesmo.

Para isso, a linha adotada neste trabalho relaciona-se à filosofia pedagógica de Paulo Freire, uma vez que este autor trabalha a questão da leitura num enfoque de libertação humana. De minha parte, acredito que a literatura tenha uma significativa contribuição para o crescimento vivencial dos seres humanos. O indivíduo capaz de ler é capaz também de refletir sobre o mundo, levando-se em consideração que o livro é uma janela para um mundo no qual não podemos estar presentes naquele momento.

O objetivo principal deste trabalho é buscar por uma teoria que caracterize o ato de ler como um processo de libertação humana.

A breve biografia de Paulo Freire tem a intenção de contextualizá-lo no tempo histórico em que sua obra foi desenvolvida. Sua história pessoal é rica e, graças ao momento histórico por que atravessava o país, ele viajou por vários países, entrando em contato com outras realidades sociais.

O resumo da proposta filosófica-pedagógica dentro da obra de Paulo Freire, ressaltando os pontos mais marcantes que contribuem para auxiliar a didática implementada pelos professores em sala de aula, serve para embasar a última parte do trabalho.

Edição 1 (2011)

José Luiz de Paiva Bello

Nasceu na cidade do Rio de Janeiro, onde vive até hoje. Formou-se em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula. Trabalha em Educação desde 1972 quando fez um curso sobre Educação Montessoriana na Organização Brasileira de Atividades Pedagógicas. Começou sua vida profissional como professor de classe de uma turma de crianças de 2 a 3 anos e meio, no Colégio Constructor Sui, de orientação montessoriana. É provável que tenha sido o primeiro homem no Brasil a trabalhar como professor na Educação Infantil no ano de 1972. Após trabalhar em outras escolas montessorianas, abriu a sua própria, em sociedade com um colega, que teve o nome de Ogá Mitá, casa da criança em linguagem indígena tupi-guarani. Insatisfeito com os rumos da escola foi trabalhar na Fundação Nacional do Bem-Estar do Menor - FUNABEM. Lá trabalhou como Supervisor de Projetos e depois com meninos e meninas que perambulavam pelas ruas da cidade do Rio de Janeiro em busca da sua sobrevivência. Depois, esteve envolvido com educação rural numa Secretaria de Estado e daí, juntamente com uma colega pedagoga, iniciou a abertura do Instituto de Pedagogia e Psicologia Genética - IPPG, que não vingou devido a grave crise financeira da época e os planos de governo para solucioná-la. Foi aprovado por duas vezes no concurso de seleção para o Mestrado em Educação do Instituto de Estudos Avançados em Educação da Fundação Getúlio Vargas, não podendo concluí-los por questões profissionais. É Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Pedagógico, da Universidade Federal do Espírito Santo, tendo apresentado a Dissertação de Mestrado “Lauro de Oliveira Lima: um educador brasileiro”. Foi professor da Faculdade de Economia de Vitória, mantida pela Campanha Nacional de Escolas da Comunidade - CNEC, na cidade de Vitória. Em Vila Velha, dirigiu, em caráter de intervenção, a Escola João dos Santos Neves, também da rede CNEC. Foi também professor substituto do Centro Pedagógico, da Universidade Federal do Espírito Santo, lotado na Coordenação Universitária Norte do Espírito Santo, nas cidades de São Mateus e Nova Venécia. Foi professor substituto da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, por dois semestres. Foi também professor da Universidade Católica de Petrópolis e da Universidade Santa Úrsula, além de professor da Universidade Veiga de Almeida, na cidade do Rio de Janeiro. Mantém e coordena o site Pedagogia em Foco desde 1998. É escritor, autor de quinze livros e artigos em seu site.

Pedagogia em Foco: www.pedagogiaemfoco.pro.br