O Código Ambiental Justo

Por Julis Orácio Felipe

Didáticos, Direito, Diversos

Esta página foi vista 12995 vezes desde 05/01/2011

O código ambiental de Santa Catarina, recém sancionado pelo Governador daquele Estado, tornou-se a norma ambiental mais discutida da atualidade. Tal foi o feito catarinense que hoje discute-se no Brasil um novo paradigma para a legislação ambiental, de que cada estado pode legislar especificamente na seara da conservação da natureza, numa nova perspectiva de interpretação da Constituição Brasileira. Esta obra resgata o histórico da construção da norma, as colunas que a sustentam e faz uma rápida viagem nos pontos mais polêmicos, possibilitando ao leitor seu próprio julgamento sobre o realismo jurídico na área ambiental.

Edição 1 (2009)

Julis Orácio Felipe

Sobre o autor

Julis Oracio Felipe é natural de Curitiba, tendo morado em Rio Negrinho muitos anos. Em atuação profissional residiu cerca de 12 anos no município, com uma rápida passagem por Mafra - em Santa Catarina.

Iniciou na escrita participando de um concurso, em 1988 (Prêmio Lacesa Jovem escritor – 88), no segundo grau, um concurso de contos, concurso apresentado pela professora de língua portuguesa e literatura.

"Dali para frente não parei mais de escrever. Primeiro os contos, depois poesias."

Após algum contato com a literatura aprendeu uma técnica de escrita, lendo um livro de autora brasileira que orientava como iniciar-se como escritor. "A partir dai lancei-me numa verdadeira aventura, compondo historias e mais historias.

Também iniciei na escrita de livros técnicos de direito e gestão ambiental, minha especialidade."

Atualmente é mestrando em bioética pela universidade Miguel de Cervantes, na Espanha. " Nome sugestivo" brinca o autor, pois Miguel de Cervantes é famoso escritor.

"Não há coincidências". O autor também foi professor voluntario no projeto Pescar lecionando a disciplina "Despertando o interesse pela leitura" onde, entre outras atividades ensinou os jovens as técnicas de como escrever poesias, contos e romances.

Ao final de 2017 iniciou a escrita disciplinada de poemas, escolhendo escrever textos poéticos motivacionais e de ligação com a espiritualidade.

Sobre o clube

A aventura de escrever iniciou na área jurídica, no direito imobiliário e depois no direito florestal.

"Em seguida publiquei meu primeiro romance policial, Washington DC, sobre bioterrorismo.

Logo em seguida, diante da febre do romance Crepúsculo, sobre a saga de uma família de vampiros, enveredou na mesma temática e escreveu Occasum, ambos pela Editora Giz Editorial, de São Paulo.

Sobre as obras

O autor tem diversos livros publicados, livros de poesias, contos, livros técnicos e romances.

"Tenho especial carinho pelas obras, são fruto da criatividade, da dedicação e disciplina de escrever, mas em especial tenho carinho pelas poesias haicai, uma métrica japonesa que nos coloca em profundo contato com a natureza e com Deus. "

"O Clube de Autores foi um diferencial também. Poder publicar a própria obra e lançá-la sem complicações é primordial para autores iniciantes. Quando descobri o clube vibrei muito pois auxiliou-me a sentir ser escritor."

Comunidade Clube de Autores: clubedeautores.ning.com/profile/OracioFelipe