UNIFICAÇÃO DAS POLÍCIAS ESTADUAIS

Por OSMAR PATTI MAGALHÃES

Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 5521 vezes desde 05/01/2011

A polícia não era vista com bons olhos, chegando a afirmar-se que era um mal necessário. Ora, se não era um bem, não há interesse em investir no mal, pelo contrário, extirpá-lo.

Pois, como ensinava Lord Acton, existem razões excelentes para que a liberdade e o bom governo caminhem juntos, pois a liberdade não é um meio para um fim político mais alto. É propriamente o fim político mais alto. Não é por causa de uma boa administração pública que é exigida, mas para segurança na perseguição dos objetivos mais altos da sociedade civil e da vida privada .

De qualquer modo, provenham às causas dos problemas de onde vierem, os órgãos de segurança pública são chamados ao socorro em suas consequências, agora mais ainda, pois que avolumados estão.

Necessário e honesto também reconhecer, que a qualidade dessa resposta é proporcional à eficiência do órgão que a presta, como tais órgãos foram deixados de lado, pois que faltou bom governo, os resultados aí estão, a realidade é nua, crua e dolorida.

No amontoado de problemas que caracterizam os países emergentes e o medo e a falta de liberdade de grande parte da população nacional, fica claro que os órgãos de segurança pública – Polícia Civil e Polícia Militar – não conseguiram desincumbir-se de modo satisfatório de suas elevadas atribuições e, como outras instituições, estão em crise de credibilidade.

Edição 2 (2014)