VIDA LITERÁRIA NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE

Por Vinícius Fernandes Cardoso

Ciências Humanas E Sociais, Literatura Nacional, Antropologia

Esta página foi vista 6599 vezes desde 13/10/2012

A monografia objetiva descrever o campo literário da Região Metropolitana de Belo Horizonte RMBH no período histórico compreendido entre 1990 a 2010, e sua respectiva vida literária e, na medida do possível, compreender a sua dinâmica de funcionamento.

AGRADECIMENTO

Agradeço ao professor doutor Ronaldo de Noronha, do Departamen-to de Sociologia e Antropologia da UFMG, primeiro, por ter aceitado o convite para orientar a minha monografia, segundo, por ter me respeitado durante toda a orientação, terceiro, por ter tolerado a minha involuntária infrequência à sua valiosa orientação, que se justifica unicamente pelo apaixonante envolvimento com a escrita da monografia e as revisões bibliográficas de última hora, que ela me impôs, e por último, por suas valiosas orientações durante a feitura do trabalho, e observações e críticas durante a defesa, todas acatadas e absorvidas no pos scritum, capítulo acrescentado com fins de des-dobramento das teses geradas pela monografia e para assimilação das valiosas críticas.

Agradeço a professora doutora Ana Lúcia Modesto, antropóloga, por suas observações e críticas durante a defesa, acatadas e absorvidas no pos scritum.

Agradeço a todas as instituições e indivíduos que me prestaram informações solicitadas durante a escrita da monografia.

Agradeço a todos os entrevistados, em sua maioria, poetas e escritores residentes na RMBH, por suas respostas, que me ajudaram a confirmar ou não hipóteses prévias.

ISBN 978-85-916273-1-8
Edição 1 (2012)

Vinícius Fernandes Cardoso

VINÍCIUS FERNANDES CARDOSO nasceu no Hospital São Sebastião, em Belo Horizonte-MG, a 29 de abril de 1983. Filho de Maria de Fátima Fernandes Cardozo e José Cardozo Neto e irmão de Murilo Fernandes Cardoso, este último engenheiro na USIMINAS, em Ipatinga-MG, casado com Alexandra dos Reis e pai de Lucas Azevedo Cardoso.

Em 13 de outubro de 2001, com outros sete criadores literários de Contagem-MG, fundou a ACADEMIA CONTAGENSE DE LETRAS / ACL, onde exerceu dois mandatos como Secretário-Geral. Desde então, coleciona e divulga a Literatura Brasileira escrita por autores deste município mineiro.

Desde 2004, colabora com o JORNAL REGIONAL CONTAGEM (https://issuu.com/jornalregionalcontagem), e a partir de 2013, edita página inteira no referido jornal, onde já publicou autores conterrâneos e contemporâneos, assim como consagrados e universais. Neste periódico, publicou várias séries literárias, como: “Betim lê Contagem”, “Fernando Januário in concert”, “Leituras e Andanças”, “Folhetim Volante”, “Contos Contagenses” (contos de autores de Contagem-MG), assim como muitas séries de textos de Yendis Asor Said (também presente aqui no Clube de Autores), como “Sociedade Massacrada”, “Yendis, Personagem Mitológico”, “O Careca”, “Decas” e "Cordéis de Yendis".

Desde os 17 anos, frequenta a vida literária da Região Metropolitana de Belo Horizonte, o que o subsidiou a escrever e defender a monografia “VIDA LITERÁRIA NA RMBH entre 1990-2010: abordagem sócio-antropológica”, como requisito parcial à conclusão do bacharelado em Ciências Sociais, graduando-se Cientista Social pela UFMG, em agosto de 2010.

Em 2014, inscreveu o poema “Luxúrias lascivas, lancinantes...”, de sua autoria, no XXIII Concurso Nacional de Poesias Augusto dos Anjos, de Leopoldina-MG, concorrendo com mais de 600 poemas de todo país. Ficou entre os 10 que deveriam defender o poema ao Júri e público presente ao auditório do CEFET de Leopoldina-MG (em novembro de 2014), quando recebeu dupla distinção, tendo o seu poema ficado em primeiro lugar e o autor ganhado a láurea de melhor intérprete.

Autor das miscelâneas “LEITURAS E ANDANÇAS: ensaios, cartas, entrevistas e poemas” (2004), “A Alma dos Bairros” (2007), “NÔMADE: ensaios, resenhas, entrevista, depoimentos e versos” (2008) e “ARROUBOS E ROMPANTES: primeiros escritos” (2012), além da monografia citada acima. Todos estes livros estão à venda no Clube de Autores e na Estante Virtual, assim como nalgumas bibliotecas da região metropolitana de BH e na Biblioteca Nacional.

Em 2018, aos 35 anos, finalmente edita livro impresso em maior tiragem, "COM O CORAÇÃO NA BOCA", beneficiado pelo Fundo Municipal de Cultura de Contagem-MG, com sua poesia reunida, o seu “apanhado poético”, como gosta de dizer, que ele entende ser uma “estreia tardia e despedida” do Poema, sentindo que, caso escreva poema, será de forma cada vez mais bissexta.

Vinícius mantém um blog próprio, intitulado FOLHETIM VOLANTE (www.folhetimvolante.blogspotr.com.br), com escritos seus variados.