Temas de Direito Constitucional:

Estudos em Homenagem ao Prof.º Carlos Augusto Alcântara Machado

Por Prof.º Dr.º Ubirajara Coelho Neto

Educação, Didáticos, Direito, Constitucional

Esta página foi vista 8146 vezes desde 13/05/2013

O presente livro é o resultado da seleção e organização dos artigos apresentados em 2012, na disciplina “Constitucionalização do Direito”, ministrada pelo Prof. Ubirajara Coelho Neto no Curso de Mestrado em Direito da Universidade Federal de Sergipe.

A presente obra é o segundo fruto do curso a ser publicado em forma de livro, devendo ser destacada a importância do seu organizador, co-autor e editor Dr. Ubirajara Coelho Neto, na criação do mestrado e no seu sucesso. Com efeito, alem de ser reconhecido professor na área de Direito Constitucional, teve ele fundamental participação no projeto que levou à aprovação do curso de mestrado em Direito da UFS, sendo ainda colaborador de todas as horas. Compenetrado, dedicado, disciplinado e pragmático, muito contribui para a excelência do nosso curso.

Em boa hora a homenagem ao estimado Professor e Procurador de Justiça Carlos Augusto Alcântara Machado, que sempre honrou a Universidade Federal de Sergipe e o Ministério Público Estadual com seus ensinamentos teóricos e sua experiência prática, formando gerações. Ressalte-se que o homenageado é referência nacional em Direito Constitucional, lecionando não apenas na UFS, como em diversas outras instituições de ensino do país. Mais do que isso: um mestre querido por todos, homenageado por diversas turmas que colaram grau nos últimos vinte anos pela UFS!

Deve ser mencionado, ainda, que os autores dos artigos deste livro são alunos da segunda turma do curso, que ingressaram na instituição em 2012. Naquela época, como coordenadora do Mestrado em Direito da UFS, pude acompanhar o desempenho desses alunos, que foram motivo de regozijo para toda a instituição.

Palavras da Prof.ª Dr.ª Flávia Moreira Guimarães Pessoa, prefaciadora da presente obra.

ISBN 978-85-9053-464-8
Edição 1 (2013)

Prof.º Dr.º Ubirajara Coelho Neto

Graduação em Direito pela UFMG (1995), Especialização em Direito Constitucional pela UFMG (1997), Mestrado em Direito Constitucional pela UFMG (1998) e Doutorado

em Direito Constitucional pela UFMG (2002). Mais de 19 (dezenove) anos de magistério superior jurídico (graduação, especialização e mestrado), ministrando aulas de

Teoria da Constituição, Direito Constitucional, Direito Eleitoral e Hermenêutica Jurídica, com experiência na Coordenação de Curso, de Pesquisa, de Monografia e de Pósgraduação.

Ex. Avaliador de instituições de educação superior e de cursos de graduação do BASisINEPMECBrasília/

DF (2007 a 2015). Ex. Professor da Faculdade de

Direito da UFMG (Graduação), da Faculdade de Direito da UFRN (Graduação e Mestrado) e da Faculdade de Direito da UFT (Graduação e Pósgraduação

Lato Sensu). Ex.

Coordenador e Professor de Direito Constitucional da UNIVAG (CuiabáMT).

Ex. Coordenador e Professor de Direito Constitucional da Faculdade Católica do Tocantins. Ex.

Coordenador do Curso e Chefe de Departamento da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Sergipe. Professor Associado II de Teoria da Constituição, Direito

Constitucional e Direito Eleitoral do Curso de Direito da Universidade Federal de Sergipe UFS

(Graduação e Mestrado). Pós doutorando em Direito na

Universidade de Lisboa, sob supervisão do Prof.º Dr.º Jorge Miranda.