Hepatite C: manual de sobrevivência

Por Gerd Sparovek

Não Ficção, Realismo Fantástico, Medicina

Esta página foi vista 5098 vezes desde 13/04/2013

A narrativa transcorre durante o segundo tratamento por quimioterapia da hepatite tipo C de seu autor. Apresenta os antecedentes, que se iniciam com o diagnóstico feito em decorrência de um acidente por atropelamento num treino de ciclismo três anos antes. Este acidente levou o autor a viver uma experiência próxima da morte, que marcou sua trajetória posterior de forma profunda. O final do relato traz a notícia da ineficácia do longo, difícil e doloroso tratamento da hepatite e do divórcio de um casamento de vinte anos.

Diferente de outros relatos sobre a doença e seu tratamento, este foi escrito em tempo real. A forma escolhida foi de um diário, que compara os nove meses de quimioterapia a uma corrida de maratona. O autor não revisou de forma importante material já escrito, mantendo seu realismo e crua dureza. As esperanças, dores, depressões, descobertas, alegrias e vivências do período ficaram registradas como percebidas em sua ocorrência.

O texto pode servir de guia para quem irá tratar ou retratar a hepatite tipo C, para aqueles que irão acompanhar ou conviver com um paciente em tratamento, ou para qualquer leitor a constatação de como uma pessoa específica reagiu e entendeu este extremamente difícil período de sua vida.

Edição 1 (2013)

Gerd Sparovek

Gerd Sparovek (1962) é professor da Universidade de São Paulo. Como escritor, herdou o estilo direto, preciso e analítico da redação da redação científica. Relata o cotidiano. Seu cotidiano específico foi profundamente alterado por uma experiência próxima da morte ocorrida em 2009 e uma sucessão de eventos dramáticos, profundos e transformadores.