Profissionalização e Sucessão nas Empresas Familiares

Por Humberto Moura Ribeiro

Esta página foi vista 5327 vezes desde 19/10/2013

Nem sempre é confortável pensar na sucessão da gestão em se tratando de empresas familiares. A situação ideal é pensar com antecedência permitindo que o processo sucessório possa proteger a sociedade empresarial e também a família. Com sua experiência de 25 anos como consultor em gestão empresarial, o autor apresenta o conceito de planejamento sucessório a partir de dois pilares, a profissionalização e a educação. Na “profissionalização” tratando o modo de operação da organização familiar e na “educação”, tratando a formação dos sucessores e gestores que vão dar condições de continuidade à empresa no futuro. Na prática, o livro trata da desmistificação do processo de sucessão na empresa familiar, retirando de cena a ideia de que para profissionalizar é necessário substituir a família na gestão da empresa por executivos de mercado. Na verdade “profissionalizar”está relacionado com a substituição das relações de afeto por relações de desempenho.

ISBN 978-85-91-7882-0-0
Edição 1 (2013)

Humberto Moura Ribeiro

Consultor Sênior do Grupo NBS na área de Gestão de Processos e Reestruturação Organizacional, Governança Corporativa e Sucessão Familiar. Membro do IBCG – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e Auditor Líder certificado em Qualidade, Meio Ambiente e Saúde e Segurança -  Lead Assessor pela SGS Yasley - England, ISO/TS 16949 pelo AIAG (Automotive Industry Action Group) e ISO 9001 pelo RABQSA International. Possui MBA Desenvolvimento Executivo - FIA/USP, Engenheiro Mecânico Pleno - FEI e Engenheiro de Produção Mecânica - FEI.

20 anos de experiência em consultoria em Planejamento Estratégico; Governança Corporativa , Sucessão Familiar, Reestruturação de Processos; Administração por Objetivos e Remuneração por Resultados, Gestão Empresarial, Desenvolvimento gerencial.

Professor Universitário em Pesquisa Operacional - FCA-FEI e Gerenciamento de Projetos e Gestão de Pessoas – SENAC SP. Com diversos Artigos publicados na mídia especializada tem atuado em empresas em variados ramos de negócio, tais como: automobilístico, autopeças, saúde, químico, petroquímico, construção civil, financeiro, farmacêutico,  mineração, entre outros setores.

Realizou Estágios Técnicos nas Universidades de Helsink na Finlândia e de Oslo na Noruega.