Mortalitas

Uma História De Amor E De Morte

Por Diego Sant'Anna

Drama, Poesia, Realismo Fantástico, Inglês, Irlandês, Escocês, Galês, Shakespeare

Esta página foi vista 6315 vezes desde 20/10/2013

Mortalitas: Uma História De Amor E De Morte, primeira obra em Latim publicado por um autor do Vale Do Paraíba.

Mortalitas é um romance escrito em poema, que traz em seu enredo a questão da morte, que está presente na vida de todos nós, para alguns mais cedo, para outros, de modo mais trágico, e para os privilegiados, de forma a corresponder com os grandes ciclos naturais da vida. Embora parte da vida, a morte é vista em nossa sociedade como algo a ser evitado, postergado, como se morrer fosse adversário do processo de viver.

A visão proposta pelo autor se baseia no seguinte princípio: quando se está na vida, é preciso encontrar forças para lutar por ela e a morte elimina qualquer possibilidade de continuidade dentro da mesma perspectiva de antes. Pode-se falar, é claro, da continuidade espiritual, da prevalência das memórias que mantêm viva uma pessoa que se foi. Mas o fato é que a morte interrompe um processo, modificando as possibilidades e os rumos dos envolvidos. Por isso, as batalhas entre pulsão de vida e pulsão de morte, encontradas na história, dialogam muitas vezes em extremidades opostas, apesar de a morte estar contida na vida e esta naquela.

Outro ponto tratado no livro é o temor do que vem depois da morte. De todas as transformações, a morte é a mais definitiva e profunda, arrebatando nosso ser para uma realidade completamente desconhecida. Se esse encerramento é uma passagem para um mundo diferente do nosso, nem todos conseguem se agarrar a essa esperança.

Um forte elemento abordado pelo autor é a grande necessidade da morte para os seres humanos, como processo natural de descanso de uma vida que já prestou seu papel neste plano.

Um contexto analítico:

Esta obra leva a reflexão sobre a mente e a consciência em um âmbito filosófico e psicológico, através de uma linguagem expressionista dotada de contemporaneidade. Uma viagem ao autoconhecimento híbrido, preservando fatores internos e externos influentes em cada um de nós. Uma relação entre o inconsciente e o subconsciente, ressaltando a estrutura da mente através em uma linguagem poética, conservando o lirismo existente em cada etapa da construção do ser.

Edição 1 (2013)

Diego Sant'Anna

Biografia: Diego Sant'Anna

Nascido em São José dos Campos, São Paulo, Diego Sant’Anna

formou-se em Letras e especializou-se em Filosofia Moderna e

Poética pela USP. Em 2011 participou do Mapa Cultural Paulista na

categoria poesia. Em 2013 teve diversas obras publicadas em

antologias, ganhou vários concursos literários dentro e fora do

Brasil e publicou sua primeira obra solo, titulada: MORTALITAS:

Uma História De Amor E De Morte. Em 2014 foi escolhido para

representar o Brasil na Feira Internacional do Livro de

Belgrado/Sérvia. Em 2015 representou o Brasil no maior festival

literário do mundo em Edimburgo/Escócia e publicou o livro: A

Chave Para O Infinito. Em 2017 publicou seu segundo livro de

poesias chamado: Exórdios: A Origem do Silêncio. Em 2019

publicou seu livro de poemas bilíngue chamado: Fragmentos

Líricos. Em 2021 irá publicou seu primeiro livro de autoajuda

chamado: A Noite Escura Da Alma. Vencedor do Prêmio Book Brasil do mesmo ano, na categoria Não-Ficçao.

Em 2023 se torna o primeiro escritor brasileiro a publicar uma obra ambientada na Mitologia Celta com MORTALITAS - O Segredo de Ophelie.