O Técnico em Saúde Bucal no Cuidado da Gestante

Por Juliana Faquim / Wander Barbieri / Paulo Frazão

Esta página foi vista 3816 vezes desde 21/12/2013

Esse livro é dedicado especialmente aos Técnicos em Saúde Bucal (TSB). Escrevê-lo foi um desafio delicioso, uma forma de homenagear, agradecer e ressaltar a importância que os TSB assumem na composição de uma Equipe de Saúde. Para completar, ele também foi pensado naqueles que se dedicam no cuidado e atenção às gestantes, momento importante e mágico na vida da mulher que requer toda atenção e cuidado desses profissionais. É de leitura fácil, agradável e motivante, e traz informações imprescindíveis para aqueles que se dedicam à atenção materno infantil.

Sem ter a pretensão de uma obra definitiva, no livro são abordados aspectos importantes da saúde bucal da mulher durante a gestação, tendo o TSB como agente de saúde imprescindível na composição da equipe de saúde e como um elo na cooperação interprofissional visando à integralidade do cuidado à gestante.

A linha do livro perpassa por questões como a saúde bucal nas equipes multiprofissionais, alterações fisiológicas na gestante, as principais dúvidas sobre o tratamento odontológico na gravidez e as manifestações bucais mais comuns, os benefícios do aleitamento materno, e finalmente algumas dicas importantes de orientação às futuras mamães!

Pretendemos com o livro possibilitar ao leitor a compreensão das principais questões da saúde bucal na gravidez e a sua participação de modo qualificado nos processos de produção do cuidado em saúde bucal.

ISBN 978-85-916653-0-3
Edição 1 (2013)

Juliana Faquim / Wander Barbieri / Paulo Frazão

Cursa o Doutorado em Saúde Pública na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP) trabalhando com o tema Cooperação Interprofissional na Gestão do Cuidado. É Pesquisadora do Centro Colaborador do Ministério da Saúde em Vigilância da Saúde Bucal (Faculdade de Saúde Pública/USP). Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1999) e mestrado em Odontologia (Periodontia) pela Universidade Federal de Uberlândia (2003), especialização em Periodontia pela Universidade Federal de Uberlândia (2004), especialização em Docência no Ensino Superior (2005), especialização em Radiologia e Imaginologia Odontológica pela ABO (2011). Tem 10 anos de experiência na Educação Superior no Curso de Odontologia como Docente, Membro do Grupo de Estudos sobre Currículos em Rede de Saberes Contextuais Relacionais, Membro da Comissão de Pesquisa Odontológica (CPO), Coordenadora da Comissão de Apoio Pedagógico (CAP), Membro do Núcleo de Assessoria Pedagógica e Apoio Docente (NAPAD), Presidente de Conselho de Classe e Membro da Comissão de Biossegurança. É professora substituta na Escola Técnica de Saúde do Curso Técnico em Saúde Bucal da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência e interesse nas áreas de Educação em Saúde, Promoção de Saúde, Vigilância em Saúde Bucal e Política e Gestão em Saúde.