Administração: Manual de Procedimentos

Depto Habitação e Urbanismo

Por Felipe Marcelo Gonzaga de Carvalho

Código do livro: 196455

Administração, Ciências Humanas E Sociais, Desenvolvimento Humano, Educação / Administração, Organizações E Instituições, Orientação

Esta página foi vista 4130 vezes desde 20/10/2015

A finalidade de uma administração pública é a prestação de serviços públicos a todo cidadão de uma sociedade, sendo assim, toda prestação de serviços públicos constitui uma atividade fundamental do Estado, auxiliando o cidadão em suas necessidades básicas e o bem estar da população, devendo manter o equilíbrio e propósito de sua funcionalidade.

Todo gestor público, no caso o municipal, busca atender tais necessidades de sua sociedade, no entanto, precisa seguir regras e parâmetros que o auxiliem a manter o desenvolvimento sustentável de sua cidade.

Para que o Estado desenvolva as melhoras ações aos munícipes, um servidor público deve ter conhecimento dos procedimentos internos de suas funções e de seu departamento, desde o que é possível ser realizado no mesmo até onde não for da alçada do departamento e poder encaminhar o contribuinte para o devido atendimento que ele deseja.

Para atender melhor ao contribuinte, um servidor público deve ter conhecimento dos procedimentos internos de suas funções e de seu departamento, desde o que é possível ser realizado no mesmo até onde não for da alçada do departamento e poder encaminhar o contribuinte para o devido atendimento que ele deseja.

E como o servidor terá noções e conhecimento sobre as ações do departamento e demais serviços prestados pela Instituição Pública? Pelos conhecimentos passados por servidores públicos mais antigos, lotados no departamento e principalmente por manuais de procedimentos.

O esforço estará em substituir uma administração pública estigmatizada nos dogmas dados pela população de ineficiente, altamente burocrática e com servidores pouco experientes em suas funções, sem treinamento na área e não possuindo ética profissional, por uma administração prestadora de serviços e participativa, onde passará a ser entendida como fornecedora de serviços, porém mantendo suas características próprias, ou seja, com algumas das leis, costumes e regime já executados no serviço público, sendo que seria apenas enfatizada a necessidade de alterações e refino na forma da prestação de serviço.

Preconiza-se outra ótica no serviço público, fazer com que o servidor seja mais preparado para poder executar suas funções, que tenha capacidade técnica, dessa forma, o contribuinte poderá receber um atendimento mais adequado e solucionar mais rapidamente seus problemas de maneira devida.

Diante do exposto, faz-se necessário a elaboração de uma instrução normativa para padronizar os serviços prestados ao contribuinte lapeano.

Edição 1 (2015)
Coloração Colorido
Tipo de papel Couche 90g

Felipe Marcelo Gonzaga de Carvalho

Bacharel em Administração Geral pela FAEL - Faculdade Educacional da Lapa, Pós Graduado em Gestão Pública pela UFPR - Universidade Federal do Paraná, casado, pai de 2 filhos, natural de Porto União/SC, servidor público municipal em Lapa/PR, atuou como Diretor do Departamento de Habitação e Urbanismo na Prefeitura de Lapa/PR - Gestão 2013/2016.