ASSENTAMENTOS RURAIS DO MUNICÍPIO DE BRANQUINHA

PERSPECTIVAS HISTÓRICAS E CONFIGURAÇÕES GEOGRÁFICAS

Por VALMIR RUFINO DE GOES

Código do livro: 198702

Ciência Política, Ciências Humanas E Sociais, Geografia E Historia, Democracia, Pobreza, Política Econômica

Esta página foi vista 2799 vezes desde 23/11/2015

A reforma agrária já é um fato presente em quase todo território brasileiro, muito embora não seja reconhecida por muitos como um instrumento de grande importância para a dissipação da pobreza e de muitos outros fatores causadores de segregações. O objetivo geral do trabalho é fazer uma abordagem da formação, identificação das formas de uso da terra e o perfil socioeconômico dos agricultores dos assentamentos rurais Santo Antônio da Boa Vista, Flor do Mundaú, Eldorado dos Carajás, Zumbi dos Palmares e Nova Esperança. A metodologia aplicada na elaboração desse trabalho ocorreu através de revisão bibliográfica e trabalho de campo. Na revisão bibliográfica, aconteceu a partir das leituras das obras de Veiga (1981), Silva (1980), Souza (1986), Andrade (2005), e revistas do INCRA-AL (2004-2007). O trabalho de campo ocorreu por meio de análise aos assentamentos Santo Antônio da boa vista, Flor do Mundaú, Eldorado dos Carajás, Zumbi dos Palmares e Nova Esperança, onde foram aplicados questionários, entrevistas e visita em lócus. Em cada assentamento foram analisados os relatos dos líderes e assentados; à produção atual dos agricultores e o perfil socioeconômico dos mesmos. A investigação se deu pela ausência de material escrito sobre tais assentamentos, havendo a necessidade de realização de entrevistas, depoimentos e construção de referências para este trabalho. Os resultados apontam que houve um desenvolvimento significativo quanto à melhoria da qualidade de vida dos assentados nos respectivos assentamentos, desde sua implantação aos dias atuais; mostra também uma crescente produção que, mesmo diante de tantas dificuldades enfrentadas pelos assentados; mantêm-se produzindo. Observa-se que existe um percentual significativo de produtividade por aqueles que conseguem produzir com recursos próprios, tendo vista à grande dificuldade de se conseguir crédito frente aos bancos de desenvolvimento regional.

Edição 1 (2015)
Coloração Colorido