Go_to_top Bar
Seu carrinho está
vazio

Publique livros gratuitamente

Clube de Autores é a maior comunidade de autopublicação da América Latina. Inicie agora!

Velhices, Memória e Ressentimentos

e outros ensaios sócioafetivos

Ajaxloader
por
R$ 28,24
por
R$ 9,69

Sinopse

A noção de amor sempre esteve presente na história da civilização. A música, a literatura, a pintura, a escultura, o cinema, a televisão entre outros, têm assinalado a questão do amor sob diversos ângulos e modos de apresentação. Tendo por base o texto O Banquete, no primeiro ensaio que apresento “Do eros platônico e do eros moderno – uma perspectiva simmeliana”, apresento e analiso, sem intenção de esgotar o assunto, a construção social da noção de eros platônico em espaço de lazer, tendo como elemento discursivo e de sociação, o diálogo; bem como, traço semelhanças e diferenças entre o eros platônico e o eros moderno, numa perspectiva simmeliana.

Envelhecimento e Velhices, Perda e Solidão, Espaço e Memória, bem como, Memória e Ressentimentos, são categorias trabalhadas, numa abordagem da sócioantropologia dos afetos, no segundo ensaio intitulado “Velhices, memória e ressentimentos – notas sócioafetivas a partir do filme ‘Morangos Silvestres’”.

Qual a configuração social e política onde nasceu o gênio da música universal? Que elementos contribuíram para a formação prodigiosa de Mozart e sua inserção no mundo da música? Em que sentido a genialidade de Mozart o levou a sentir-se e a viver como um outsider na sociedade de corte do século XIX? Que elementos psicológicos – um tanto obscuros para a época – podem ser pinçados e interpretados do músico prodígio, são algumas questões que nortearão a tessitura do terceiro ensaio “Mozart: a condição sóciopsicológica de um gênio na configuração de uma sociedade em transformação”. Para tanto, recorri aos textos do sociólogo Norbert Elias e do historiador e biógrafo Peter Gay, como principais; além do conteúdo fílmico utilizado como recurso auxiliar para ilustração da proposta.

Tantas leituras e análises podem ser feitas das categorias aqui trabalhadas, como ensaio-tessitura, não se pretende conclusivo. Sem nós que nos sufoquem, apenas laços que nos envolvam suavemente e que nos deixem livres para outras leituras.

Categorias: Ciências Humanas E Sociais, Desenvolvimento Humano, Antropologia, Filosofia E Aspectos Sociais
Palavras-chave: memória, ressentimentos, velhices

Características

Cover_front_perspective
Número de páginas: 105

Edição: 1(2016)

Formato: A5 148x210

Coloração: Preto e branco

Acabamento: Brochura c/ orelha

Tipo de papel: Offset 75g

Reconhecimento

Mais publicações desse autor

Comentários - 1 comentário(s)


Samuel Marini - ArteSam
Olá Gabriel, tudo bem? Faço serviço de conversão epub, solicitação de ISBN, providência de ficha catalográfica, revisão, book trailer, e outros.. Caso tenha interesse, fale comigo. Meu site - www.artesam.com - e-mail: [email protected] - página no facebook: www.facebook.com/artesambr
Domingo às 00:17

Como funciona

Passo 1

Você publica seu livro online, gratuitamente.

Passo 2

Você diz quanto quer receber de direitos autorais.

Passo 3

Nós vendemos e você recebe o dinheiro por depósito direto na sua conta.

Serviços profissionais

Conheça nossos serviços

São vários serviços para auxiliá-lo em sua obra:

Depoimentos

"Dou hoje meu testemunho para o site Clube de Autores por sua competência, solidariedade, capacidade criativa, e auxílio constantte a autores desconhecidos que, por essa generosidade e senso do que significa um espaço literário, estão plenamente engajados nesse projeto. Meus agradecimentos."

Regina Helena Sárapo

Formas de Pagamento (até 12x)

Segurança

Print


Clube de Autores Publicações S/A   CNPJ: 16.779.786/0001-27

Rua Otto Boehm, 48 Sala 08, América - Joinville/SC, CEP 89201-700