O que você fez?

Por Alessandro Lo-Bianco

Ciência Política, Ciências Humanas E Sociais, Ficção e Romance, Congresso, Partidos Políticos, Política Prática

Esta página foi vista 2977 vezes desde 17/04/2017

“O que você fez?” é um apontamento e uma desconfiança lançada ao ar que emerge claramente o que nem sempre é tão claro na política nacional. Esse livro, em época de Lava Jato, é uma apresentação de convergências de um futuro que só se entenderá cumprindo à risca o estudo e as responsabilidades da hora presente. Já se disse que é rindo que castigamos os costumes. Nada mais verdadeiro. Já os gregos, na sua sabedoria e inteligência criaram a ironia e a sátira como formas maiores de críticas. Por outro lado, há um povo de maior inventividade, geograficamente logo abaixo do Equador, que disponibilizou o deboche: categoria de quase cinco séculos que ultrapassa a zombaria, caçoa dos estilismos e modismos, descamba para os maus procedimentos. Em poucos blocos de texto, todo um espetacular cenário configura personagens nem tão fictícios assim em falas sabidas por todos nós. A política brasileira observada pelo alto de décadas não se recusa a realçar-lhe os caminhos, avivar os rumos, caiar instituições e sofrer com seu povo. Cenas que, de um modo geral, cada um de nós gostaria de escrever. Num certo repente, surpreendemo-nos rindo, castigando dirigentes e responsáveis pelo futuro da pátria. Mas é tarde: nossa peça se desenrola num picadeiro de circo.

Edição 1 (2017)

Alessandro Lo-Bianco

Andei pelas redações da Bandnews, Editora Abril, jornal O Dia, jornal O Globo, Rádio CBN e RecordTV. Atualmente estou ao vivo de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, como colunista e repórter do programa "A Tarde é Sua", exibido pela RedeTV! e também sou colunista do Portal IG e da Rádio Metropolitana FM. Tenho 11 livros publicados, dois cachorros e sou pai de menina. www.alessandrolobianco.com