NAVEGAR É PRECISO: AS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Por Rute Araújo Leal

Ciências Humanas E Sociais, Didáticos, Educação

Esta página foi vista 869 vezes desde 10/05/2017
Coloração
Acabamento

Esta obra nasceu do trabalho de conclusão do curso de Especialização em Educação a Distância da Universidade do Estado da Bahia, tem como objetivo verificar como a literatura traça o Ensino de Língua Portuguesa pautando nas Tecnologias da Comunicação e da Informação, buscando assim identificar como os aparatos legais vislumbram o Ensino de Língua Portuguesa com base nos recursos tecnológicos.

O presente estudo atendeu aos métodos do estudo bibliográfico foi referenciado pelos seguintes instrumentos legislativos: LDB 9.394 (Lei de Diretrizes de Base) e os PCNs (Parâmetro Curricular Nacional da Língua Portuguesa), além de autores que abordam sobre as TICs a exemplo de Pretto (1984), Moran (2000) e Lemos (2002). As temáticas abordadas nesta monografia versam sobre Tecnologia e Educação; O Professor e atualização tecnológica; A relevância da Formação Continuada para os Educadores; O Ensino de Língua Portuguesa e a Legislação. As Tecnologias da Comunicação e Informação e o Ensino de Língua Portuguesa.

No intuito de expandir os recursos tecnológicos no setor educativo devido à emergência de uma mudança social, aflora alguns equívocos mediante a sua utilização que às vezes vem atuando como monopólio governamental, senão como entretenimento. Portanto espera-se que práticas educacionais busquem superar os transtornos quanto o manuseio dos equipamentos tecnológicos e possibilitar uma educação voltada para a formação do ser humano preparando-o para viver em uma sociedade que vive em constantes transformações, e que não desconheça a realidade de todos os que estão inseridos no seu contexto social e histórico.

Edição 1 (2017)
Acabamento Brochura

Rute Araújo Leal

Sou Mestranda em Pedagogia do E-learning pela Universidade Aberta de Portugal UAB-PT; Pós Graduanda em Educação a Distância pela Universidade do Estado da Bahia UNEB; Pós Graduada em O Ensino da Língua Portuguesa pelo Instituto Pró Saber. Graduada em Letras Português/Inglês pela Faculdade de Tecnologia e Ciências FTC, Têm experiência no Ensino com ênfase na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. Atualmente é Professora no município de Santo Estevão-BA.