Sementes

Por Wagner Brendaw de Aguiar Brito

Artes, Crítica Literária, Literatura Infantil, Livros E Leitura, Poetry

Esta página foi vista 1840 vezes desde 11/11/2017

Acreditar numa nação futura, é acreditar em nossos jovens, é acreditar, que apesar da realidade em que vivemos, apesar desse mundo tão cruel que presenciamos hoje em dia, apesar dos caminhos ruins que o mundo proporciona, sempre terá um caminho de luz, seja pela educação, pela poesia, pelas artes. Não devemos lavar as mãos, ou botar vendas nos olhos, e não enxergar a realidade, não podemos acreditar na vida sem acreditar no mundo, não podemos entregar-nos reféns do que a sociedade julga, e de quem a sociedade esquece. Acreditar na juventude atual, é proporcionar-lhes caminhos novos, e buscar entender a realidade de cada um e de um todo como sociedade, é através de atitudes mostrar que eles não são esquecidos, que eles podem conseguir algo, e que o mundo é para todos e o leque de oportunidades está aí, e para conseguir-se algo, deve-se buscar através desses caminhos, e optar pela escolha certa.

O livro “Sementes – Os frutos do amanhã” é uma coletânea de poesias, tendo em seu conteúdo poemas escritos por alunos da Escola Municipal Idalina Azevedo Lôbo (EMIAL), contando com vários temas, mas com um enfoque principal no tema do racismo e da consciência negra, visto que será uma produção apresentada e publicada no dia da culminância sobre a consciência negra, que acontecerá em novembro deste ano. Esse projeto visa resgatar a leitura, uma peça fundamental para a educação, seja ela com poesias, crônicas ou qualquer outro elemento textual, proporcionando uma mais criticidade de determinado tema, na hora de realizaram uma produção textual, como é o caso da produção de poemas, que originou essa coletânea, exposto nesse livro. O trabalho está maravilhoso e mais do que isso satisfatório, não só para mim, como para a escola, os alunos, os professores e todos envolvidos. Uma conquista para todos nós, uma forma de mostrar superação, dedicação e disciplina através da palavra chave e a base da sociedade: a educação.

Ao leitor, desejo que navegue nas emoções dessa linda coletânea, e passe a entender mais um pouco sobre a nossa gente, os nossos jovens, os nossos autores, as nossas sementes, os frutos que a sociedade há de colher um dia. E assim, caro leitor, possa desmitificar o julgamento da sociedade, e olhar com outros olhos para os nossos alunos, os lírios dessa escola, uma semente para o futuro

Edição 1 (2017)

Wagner Brendaw de Aguiar Brito

Wagner Brendaw de Aguiar Brito é um jovem de 24 anos, nascido em abril de 1992, na cidade de Brumado, no estado da Bahia. Desde cedo tinha vocação em escrever, desde poemas a textos em prosa, e viu através desse empreendimento a oportunidade que precisava para a publicação de suas obras.

Filho de Edson Wagner Pereira Brito e Márcia de Aguiar Brito, sempre recebeu total apoio de seus pais em suas decisões, seja na vida pessoal, interpessoal e vocacional. Formou-se em 2012, no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Bahia, em Técnico em Edificações, formação que o possibilitou a atuar em renomadas empresas que edificavam grandes obras ferroviárias, onde atuou por cerca de 5 anos. Hoje, não mais estando em ferrovia, atua prestando alguns serviços na sua área técnica.

Wagner Brendaw também é uma pessoa poliglota, falando fluente o espanhol, cujo aprendeu aos 14 anos, dominando ainda, o Italiano e o idioma Galego, tendo em vista, para breve, a verso-tradução de suas obras para esses idiomas dos quais domina.

Em 2016, Wagner conhece a Maria de Assis Pinheiro, uma grande escritora de Pé Serra, escritora de poesia, pensamentos e crônicas. Ela o presenteou com três dos muitos livros de sua autoria, e o fez acreditar que era possível seguir em frente e publicar um “sonho”. O grande incentivo de Maria de Assis, que é apelidada por ele de madrinha de suas obras, o fez publicar seu primeiro livro, intitulado de "As cores d'alma", uma obra com poemas objetivos e subjetivos, relatando os mais variados assuntos, sejam eles calmos ou polêmicos, amorosos e conflituosos, sendo direcionado aos mais variados públicos.

Wagner Brendaw de Aguiar Brito também é autor de outras obras, e breve estará publicando mais livros.