O Brasil para inglês ver

Por Lineimar Pereira Martins

Ciência Política, Ciências Humanas E Sociais, Filosofia, Antropologia, Democracia, Eleições

Esta página foi vista 1844 vezes desde 12/02/2018

Este livro é parte da minha tese de doutorado em antropologia política e tem como tema central as eleições presidenciais no Brasil. Contudo, não me interessei pelo funcionamento do sistema político-partidário brasileiro, mas usei a campanha eleitoral como um rito revelador dos valores que codificam e organizam nossa hierárquica sociedade. Tentei me introduzir no emaranhado de significados que orientam o modo como o brasileiro percebe sua própria sociedade e legitima, através do voto, práticas políticas seculares dissimuladas sob a aparência de uma suposta modernidade democrática. Quando surgiram tais significações? Por que elas se mantêm inalteráveis apesar de uma intensa dinâmica social? Que evento fundador fez emergir o sentido que justifica uma estrutura social injusta e moldou os contornos do que entendemos hoje como Brasil? Foram questões como essas que tentei responder aqui.

Edição 2 (2018)

Lineimar Pereira Martins

Franco-brasileira, Lineimar Pereira Martins é antropóloga e trabalha como tradutora em tempo integral há quinze anos. Ela é a autora de "O Brasil para inglês ver" publicado em 2002 e de "O mito da raça pura na Coreia do Sul" publicado em 2009, e das "Memórias de uma suburbana dura que decidiu morar na Europa", assim como de diversos textos publicados em jornais e livros especializados em Ciências Humanas e Sociais. Ela também é autora de livros didáticos para o ensino do português para falantes de francês em colaboração com as Éditions Ellipses.

Lineimar Pereira Martins - traduções: www.lineimar.eklablog.com