Lembranças

Por Maria Florinda do Rozario

Mensagens, Poesia

Esta página foi vista 652 vezes desde 24/04/2018

Este livro é constituído por cinqüenta e cinco poesias enfocando vários assuntos. Algumas são salmos vertidos para a forma poética; outras falam de casamentos, aniversários, noivados, divórcios, enlutados; ainda outras versam sobre saudades, reencontros, história do passado, um pouco da história de Jesus, petição de agradecimentos, amor e apelos. Tudo para nossa reflexão.

Edição 2 (2018)

Maria Florinda do Rozario

Maria Florinda do Rozario é filha de Josias Vitor de Souza e de Técula do Rozario. Nasceu na cidade de Mogi das Cruzes, na Rua Santana s/nº no dia 5 de maio de 1925.

Em 29 de maio de 1935, quando estava com dez anos de idade, perdeu sua mãe. Porém, pouco antes de falecer, sua mãe havia confiado sua menina aos cuidados de uma senhora adventista chamada Rosa Camargo Costa, que tinha uma filha de nome Cândida Camargo Costa.

Dona Técula do Rozario tinha plena consciência de que sua doença era fatal, e não queria que a menina, eventualmente, ficasse aos cuidados de uma madrasta.

A amiga, dona Rosa Camargo Costa, aceitou a nobre incumbência e trouxe a menina para a igreja adventista, ocasião em que Maria Florinda teve oportunidade de presenciar a inauguração da Escola Primária em 25 de maio de 1935.

Por ser adventista, dona Rosa Camargo decidiu matricular a criança na recém-inaugurada Escola Primária de Mogi das Cruzes, localizada na Rua Brás Cubas, 191. Nessa escola Maria Florinda do Rozario foi alfabetizada até a terceira série primária.

Durante os anos escolares, Florinda teve no primeiro ano (1936) a Professora Elisa Anversa da Silva e a Professora Benedita Mota; no segundo ano (1937), teve a Professora Dinah Apolinário e no terceiro ano (1938) teve a Professora Zuleika Pires Queiroz. Nesse período o diretor da Escola Primária de Mogi das Cruzes e da região da Associação Paulista era o Pastor Quirino Dau (1898-1964).

No terceiro ano do curso primário, Maria Florinda do Rozario perdeu sua benfeitora Rosa Camargo Costa, que faleceu no dia 18 de abril de 1938. Foi então que Maria Florinda decidiu trabalhar para sobreviver fazendo pequenas peças de crochês e bordados.

Aos vinte e dois anos de idade, no dia 27 de dezembro de 1947, Maria Florinda do Rozario, junto com mais de 40 pessoas, foi batizada pelos pastores Moisés Nigre e Rodolpho Belz, na igreja Central Paulistana da Rua Taguá.

No decorrer de sua longa vida, ela trabalhou como babá, doméstica, costureira e, durante algum tempo, merendeira da Escola Modelo.

Maria Florinda do Rozario tornou-se adventista em sua juventude. Hoje com 93 anos de idade permanece fiel, frequentando a Igreja Adventista do Sétimo Dia de Mogi das Cruzes.

Durante sua longa existência, Maria Florinda permaneceu solteira convicta e sempre gostou de poesias e de crianças. Tem dois livros de poesias publicados. (Leandro Bertoldo).