ARTETERAPIA EM CONSULTÓRIO

Por Walkíria de Andrade Reis Freitas

Artes, Medicina, Psicologia

Esta página foi vista 1600 vezes desde 05/01/2011

O presente livro, trata da transcrição de uma monografia de especialização em Arteterapia, realizada no Instituto Junguiano da Bahia e Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências e aborda a prática da Arteterapia em consultório, com enfoque na psicologia Analítica e sua utilização, como meio de realizar a expansão da consciência, desenvolvendo o autoconhecimento. Traz informações sobre o histórico, conceituação, pressupostos e metodologia da arteterapia, além do significado e importância da prática das expressões artísticas, dentro do contexto terapêutico, buscando evidenciar, através de relatos de casos, a importância do processo no desenvolvimento da estrutura psíquica do ser humano. O trabalho resultou da realização de 50 atendimentos em consultório, ilustrados, que conta com a participação de um adulto de 26 (vinte seis) anos de idade e uma criança de 6 (seis).

Palavras-chave: Arteterapia, autoconhecimento, expressão, arte.

Edição 1 (2010)

Walkíria de Andrade Reis Freitas

Walkíria de Andrade R. Freitas é Educadora, Artista Plástica, formada pela UFBa, com especialização em Arteterapia Junguiana pelo Instituto Junguiano da Bahia e Terapeuta Floral. Atende em consultório e realiza oficinas em escolas com crianças, jovens e adultos. Tem dois livros publicados por esta mesma editora: Arteterapia em consultório "Uma viagem Interior", e Brincando de fazer poesia.

Divã da Arte : divadaarte.blogspot.com