Cão que lidera não morde

Um ensaio sobre liderança

Por V. Bernardino

Administração, Autoajuda, Psicologia

Esta página foi vista 5113 vezes desde 05/01/2011

Cão que lidera não morde é uma ficção que tem como fonte de inspiração uma historia real testemunhada por seu autor. É um adendo ao livro Hemeu e Deká que narra de forma simbólica a história de duas personagens envolvidas em uma luta por primazia.

Como um ato de justiça a Deká, o outro protagonista da história Hemeu e Deká, sua visão dos fatos também é narrada para que o leitor mais atento saiba que, muitas das ações das pessoas são na realidade reações; mecanismos de defesa para coibir uma injustiça ou algo parecido.

Cão que lidera não morde é a história de Hemeu e Deká, contada de outro ângulo. Desta perspectiva, podemos melhor compreender as ações e reações do cachorro Deká, adquirido para ser o fiel responsável pela segurança da casa da família Carvalho.

Cão que lidera não morde mostra um cachorro cioso de sua condição, determinado a eliminar toda e qualquer oposição a sua aparente posição de destaque. A narrativa também revela o conflito interior de um cachorro, levado a escolher entre a lealdade aos princípios que regiam os relacionamentos no ambiente e a satisfação da própria vaidade.

Cão que lidera não morde, é uma história sobre as dificuldades e desafios da liderança, importante faceta dos relacionamentos.

Vendo esta instrutiva história através das experiências do cachorro e do maquiavélico Moe, o rato branco, fica muito claro que, poucos resistem às vantagens e ao fascínio que o poder exerce sobre aqueles que o detém.

Como acontece a todo líder ingênuo e despreparado, o incipiente líder pode deixar-se seduzir pelas glórias proporcionadas pela destacada posição ocupada e esquecer-se das responsabilidades inerentes a liderança.

Cão que lidera não morde ensina ou relembra algumas práticas básicas da liderança nos relacionamentos. Neste breve ensaio o autor não tem a mínima pretensão de mostrar-se entendido no assunto, até porque, existe no mercado um número muito grande de autores consagrados e seus livros especializados e mais completos sobre este fascinante tema.

Cão que lidera não morde trata de pequenos hábitos que um líder bem sucedido não pode deixar de conservar.

1 – Interesse sincero pelo bem estar e sucesso de seus liderados.

2 - Vigilância sobre os movimentos de três inimigos do líder. a) Baixa auto-estima. b) Orgulho c) Liderado manipulador.

3 – Valorização dos amigos de um líder. a) Conhecimento. b) Sabedoria. c) Discernimento. d) Equilíbrio. e) Humildade. f) Despojamento. g) Capacidade de servir.

4 – Coragem para superar as próprias limitações e fracassos.

5 – Multiplicar seu poder, aptidões e influência através das habilidades de seus liderados.

6 – Motivar e ensinar pelo exemplo seus liderados a trabalhar em equipe.

7 – Premiar e elogiar o bom desempenho dos seus liderados. Corrigir, redirecionar e motivar aqueles dentre os seus liderados que não alcançaram suas metas, a recomeçarem.

Edição 1 (2010)