Técnicas de Projetos Eletrônicos com os Microcontroladores AVR

Por Charles Borges de Lima

Engenharia E Tecnologia

Esta página foi vista 24864 vezes desde 05/01/2011

Devido ao desempenho de processamento, os microcontroladores AVR de 8 bits tem assumido papel de destaque entre os microcontroladores de sua classe. Sua arquitetura moderna, além de permitir execuções mais rápidas dos programas, permite uma maior densidade de código comparado as outras tecnologias de 8 bits. Sua popularidade crescente corrobora para o seu emprego em um número cada vez maior de projetos, tudo associado a um custo atraente, a disponibilidade de um grande número de periféricos e a ferramentas de programação gratuitas.

Ao abordar a tecnologia dos modernos AVRs, esta obra inclui inúmeras técnicas para o projeto de sistemas microcontrolados raramente encontrados em um único livro, tais como: o uso de displays de LCD a caractere e gráficos, geração de pequenas músicas, leitura de teclado, matriz e cubo de LEDs, técnicas de multiplexação, geração de formas de onda, comunicação serial com um computador, leitura de sensores e acionamento de motores. Também são apresentadas as técnicas para o desenho de placas de circuito impresso e o projeto de chaves transistorizadas. Ainda, é apresentado um software para a simulação de microcontroladores, de fácil e crescente uso no meio acadêmico e industrial, o PROTEUS – ISIS.

Os inúmeros programas desenvolvidos contam com seus respectivos códigos em linguagem C, os quais podem ser empregados para qualquer outra tecnologia de microcontroladores devido à portabilidade dessa linguagem. Para a validação dos códigos foi desenvolvido um hardware especifico, na forma de um kit didático.

Ao final de cada capítulo são sugeridos exercícios, que além de apresentarem idéias de projeto, apresentam as informações técnicas necessárias, permitindo o desenvolvimento crescente e a solidificação do conhecimento.

Em resumo, esta obra apresenta uma abordagem objetiva e prática para o ensino de técnicas de projeto para o uso com microcontroladores.

ISBN 978-85-911400-0-8
Edição 1 (2010)

Charles Borges de Lima

É engenheiro eletricista com ênfase em eletrônica pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), mestre em engenharia elétrica na área de processamento digital de sinais pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e doutor em engenharia elétrica na área de eletromagnetismo e dispositivos eletromagnéticos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

É professor do Departamento de Eletrônica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, onde ministra aulas sobre microcontroladores nos cursos técnico, de tecnologia, engenharia e de pós-graduação; orientando alunos no desenvolvimento de sistemas embarcados e criando os seus próprios projetos.