Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO
A Ciência da Lógica: Seleção de Textos
Categorias
Ocidental, Movimentos, Metodologia, Referência, Não Ficção, Filosofia
Compartilhe este livro
Esta página foi vista 89 vezes desde 10/04/2020
Versão
ebook
R$ 12,38
Disponível em:
epub
Valor total:
R$ 12,38
Este ebook também pode estar à venda na:
Sinopse

A Ciência da Lógica é uma obra do filósofo Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770–1831), publicada pela primeira vez em Nuremberg entre 1812 e 1816. Construída a partir da Fenomenologia do Espírito, ele desenvolve uma lógica ontológico-metafísica, que se reporta à antiga filosofia da lógica, sendo também uma Ontoteologia.

Essa obra está entre as mais influentes dos tempos modernos, desempenhando um papel na Escola de Frankfurt, e na Hermenêutica Filosófica. Muitos filósofos, inclusive modernos, se dedicaram a destrinchar seu conteúdo, tais como Søren Kierkegaard, Bruno Liebrucks e Dieter Henrich.

Hegel parte na Lógica, do nível do conhecimento absoluto atingido na Fenomenologia do Espírito. Esse conhecimento exige que as determinações lógicas (categorias) não surjam, como na metafísica clássica, na forma de determinações puras de uma realidade independente do sujeito, nem como determinações puras do sujeito como na Filosofia de Kant. Elas devem ser entendidas como uma unidade do sujeito e objeto.

A tarefa da Lógica é apresentar o pensamento puro em seu significado específico. Ela deve substituir as clássicas disciplinas da filosofia: Lógica e Metafísica, e englobar dois programas, a apresentação do pensamento puro e a ideia do absoluto. As determinações lógicas tem em Hegel também um caráter ontológico: elas não são apenas um conteúdo do saber, mas devem ser compreendidas igualmente como o "interior do mundo".

O propósito de Hegel é a desenvolver uma dedução sistemática das categorias, e estabelecer sua necessidade. O meio decisivo apresentado para isso é o Princípio da Dialética, que Hegel situa como fundado logicamente na natureza. Chega-se assim à certeza de que, mais que uma coleção de categorias, tenha-se um completo "Sistema da Totalidade".

A Lógica se divide numa "Lógica Objetiva" - a Doutrina do Ser e da Essência - e numa "Lógica Subjetiva" - a Doutrina do Conceito.

Características
Número de páginas 0
Edição 1 (2020)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Coloração Colorido
Tipo de papel Offset 75g
Comentários
0 comentários