Go_to_top Bar
Seu carrinho está
vazio
Olá

Clube de Autores é a maior comunidade de autopublicação da América Latina. Inicie agora!

Livro KANT:

A demarcação epistemológica entre ciência e metafísica

Por: Pe. Tiago Cosmo da Silva Dias Denunciar

Ajaxloader
por
R$ 40,63

Sinopse

Este escrito pretende apresentar o pensamento de Kant acerca da possibilidade da metafísica tornar-se uma ciência. Para o filósofo alemão, existem dois tipos de conhecimento: um chamado a priori, que independe da experiência e das impressões colocadas pelos sentidos, e outro a posteriori, que se realiza na experiência. Segundo Kant, as conexões entre um sujeito e um predicado, portanto os juízos, podem ser explicativos ou extensivos. Os primeiros são os juízos analíticos, e os segundos, os sintéticos. Essa distinção, todavia, seria insuficiente para explicar a possibilidade da ciência, o que faz Kant assinalar que existem juízos sintéticos a priori. Na metafísica, segundo ele, devem existir esses tipos de juízos, embora ela tenha permanecido num estado vacilante entre incertezas e contradições. Nessa perspectiva, fazendo analogia com a revolução feita por Copérnico, Kant afirma que, na realidade, o objeto deve girar em torno do sujeito, pois é este último que tem as condições e possibilidades para conhecer o que se lhe apresenta. Dessa premissa, acentua que existem elementos a priori na sensibilidade e no entendimento: neste, as categorias e os princípios; naquele, o espaço e o tempo. Além disso, ressalta que não é possível conhecer a coisa em si, mas somente o fenômeno, ou seja, tal qual ela aparece, estabelecendo uma importante distinção entre pensar e conhecer. Por fim, o filósofo alemão também assinala e ressalta os erros involuntários cometidos pela razão sempre que esta tenta conhecer além do fenômeno, afirmando que são três as ideias a priori da razão: alma, mundo e Deus. O posicionamento de Kant foi fundamental e compreendê-lo é essencial mesmo para analisar a filosofia que lhe foi posterior, sobretudo o idealismo alemão.

Categorias: Metafísica, Filosofia / Religião, Filosofia, Ciências da Religião, Ciência
Palavras-chave: demarcação, filosofia, kant, metafísica

Características

Cover_front_perspective
Número de páginas: 97

Edição: 1(2019)

Formato: A5 (148x210)

Coloração: Preto e branco

Acabamento: Brochura c/ orelha

Tipo de papel: Offset 90g

Reconhecimento

Sobre o autor

Mini
Pe. Tiago Cosmo da Silva Dias

Pe. Tiago Cosmo da Silva Dias é do clero diocesano da Diocese de São Miguel Paulista, zona leste de São Paulo. É formado em Jornalismo (2009) pela Universidade Nove de Julho (Uninove); e em Filosofia (2014) e Teologia (2018), pela Faculdade Paulo VI, em Mogi das Cruzes. É pós-graduado em Religião e Cultura (2018), pelo Centro Universitário Assunção (Unifai) e em Comunicação e Cultura, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), em parceria com o Sepac-Paulinas.


Mais publicações desse autor

Comentários - 0 comentário(s)


Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


Como funciona

Passo 1

Você publica seu livro online, gratuitamente.

Passo 2

Você diz quanto quer receber de direitos autorais.

Passo 3

Nós vendemos e você recebe o dinheiro por depósito direto na sua conta.

Serviços profissionais

Conheça nossos serviços

São vários serviços para auxiliá-lo em sua obra:

Depoimentos

"É com satisfação, que eu venho frisar que quando descobri este site, vi que a oportunidade de realizar o meu sonho, de escrever e publicar o meu livro havia chegado. O efeito de vê-lo publicado, é emocionante. a oportunidade de ver também os demais lançando os seus livros, para os nossos querid..."

Fernando Mesquita

Formas de Pagamento (até 12x)

Segurança

Print


Clube de Autores Publicações S/A   CNPJ: 16.779.786/0001-27

Rua Otto Boehm, 48 Sala 08, América - Joinville/SC, CEP 89201-700