A ERA DO PLASMA : QUANDO SE PARTE DE DELEUZE DE ELÊUSIS À FOUCAULT DE FUKUSHIMA CHEGA-SE INEVITAVELMENTE A IDADE PLASMÁTICA
OU DE COMO ESCOVEI WALTER BENJAMIN À CONTRAPÊLO E DESCOBRI O INASCIDO OCULTO NO MEIO DA HISTÓRIA DE BENEDIX SCHÖNFLIES
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Ocidental, Estudos Futuros, Antropologia, Filosofia, Desenvolvimento Humano, Ciências Humanas E Sociais
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Sinopse

IGNORAM UM PONTO RELEVANTE DE O QUE É A FILOSOFIA?, DE QUE O PENSAMENTO SEMPRE VEM DO FORA, E NO EXATO MOMENTO EM QUE SOMOS CONFRONTADOS POR ALGO TÃO INTOLERÁVEL QUE A ÚNICA COISA QUE RESTA A FAZER É PENSAR. GALLOWAY: A ESQUERDA SEMPRE FOI AMBIVALENTE QUANDO SE TRATA DE MÍDIA E TECNOLOGIA, ÀS VEZES DENUNCIANDO A SUA INFLUÊNCIA CORROSIVA (ESCOLA DE FRANKFURT), OUTRAS VEZES ABRAÇANDO O SEU POTENCIAL REVOLUCIONÁRIO (CIBERCULTURA HIPPY). AINDA ASSIM, VOCÊ DEIXA DE LADO A “ACELERAÇÃO” TÉCNICA EM FAVOR DA “FUGA”. VOCÊ PODERIA EXPANDIR O SEU POSICIONAMENTO SOBRE MÍDIA E TECNOLOGIA, ATRAVÉS DA NOÇÃO DE DELEUZE DO MAQUÍNICO? CULP: FOUCAULT DIZ QUE UMA ÉPISTÉMÈ PODE SER ENTENDIDA SE NÓS A DEIXARMOS PRA TRÁS. TALVEZ POSSAMOS FINALMENTE CATALOGAR TODAS AS POSIÇÕES CONTEMPORÂNEAS SOBRE A TECNOLOGIA? A ROMÂNTICA (UM COMPUTADOR NUNCA VAI CAPTURAR A MINHA ALMA), A PARANOICA (HÁ UMA FORÇA DESCONHECIDA QUE PUXA OS CORDÕES), A PESSIMISTA-FASCISTA (COMPUTADORES VÃO CONTROLAR TUDO)… DELEUZE E GUATTARI CERTAMENTE NÃO SÃO ALÉRGICOS À TECNOLOGIA. A MINHA CITAÇÃO FAVORITA VEM DO LIVRO SOBRE FOUCAULT EM QUE DELEUZE DIZ QUE “A TECNOLOGIA SEMPRE É SOCIAL ANTES DE SER TÉCNICA”. A LIÇÃO QUE PODE SER APRENDIDA DISSO É QUE CADA FORMAÇÃO SOCIAL EXTRAI CAPACIDADES DIFERENTES DE CADA TECNOLOGIA. UM EXEMPLO FÁCIL ESTÁ NOS NÔMADES QUE TANTO DELEUZE AMOU. ANARCOPRIMITIVISTAS CONJECTURAM QUE OS HUMANOS APRENDERAM A OPRESSÃO COM A DOMESTICAÇÃO DOS ANIMAIS E ESTABELECERAM A AGRICULTURA DURANTE A REVOLUÇÃO NEOLÍTICA. DIVERGINDO DESSA NARRATIVA, DELEUZE CELEBRA OS POVOS CAVALEIROS DA ESTEPE DA EURÁSIA, COMO DESCRITOS POR ARNOLD TOYNBEE. AMEAÇADO POR FORÇAS QUE EXIGIRIAM QUE ELES MUDEM DE HABITAT, TOYNBEE DIZ, ELES PREFEREM EM VEZ DISSO MUDAR OS SEUS HÁBITOS. A DOMESTICAÇÃO SUBSEQUENTE DO CAVALO NÃO SEMEOU O ESTADO, QUE NA REALIDADE FOI FEITO POR AQUELES QUE MIGRARAM DAS ESTEPES NA ÚLTIMA IDADE GLACIAL PARA COMEÇAR O CULTIVO ÚMIDO DO ARROZ NOS VALES ALUVIAIS (MAIS SOBRE ISSO, EM THE ART OF NOT BEING GOVERNED, POR JAMES C. SCOTT). AO CONTRÁRIO, A NOVA RELAÇÃO ENTRE HUMANOS E CAVALOS PERMITIU AO NOMADISMO ALCANÇAR UMA VELOCIDADE MAIOR, QUE ERA NECESSÁRIA PARA EVADIR O ESQUEMA PILHAGEM-E-COMÉRCIO USADO PELOS ESTADOS PADIS PARA SUSTENTAR A FORÇA DE TRABALHO MASSIVA PARA A AGRICULTURA DO ARROZ. É POR ISSO QUE O NÔMADE É “AQUELE QUE NÃO SE MOVE” E NÃO O IMIGRANTE (MIL PLATÔS, P. 381 [NT. TODAS AS PÁGINAS SE REFEREM ÀS EDIÇÕES EM INGLÊS, REFERENCIADAS AO FINAL]). O ACELERACIONISMO TENTA SUPERAR A OPOSIÇÃO CAPITALISTA ENTRE HUMANO E MÁQUINA POR MEIO DA DEMANDA POR AUTOMAÇÃO TOTAL. DESSE JEITO, ELE CONTRABANDEIA UM PROUDHONISMO TECNOLÓGICO QUE CRÊ QUE SE POSSA ESCOLHER O QUE É BOM NA TECNOLOGIA E REJEITAR O QUE É RUIM

Características
Número de páginas 141
Edição 1 (2021)
Formato A4 (210x297)
Acabamento Brochura
Tipo de papel Offset 75g

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1 comentários
Álvaro da costa pimenta
Quarta | 05.05.2021 às 22h05
A única coisa realmente certa é o sucesso deste autor, mais nada, e pule de dez ...