Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO
A VESTIMENTA E A MODA
uma análise sobre a construção dos gostos
Categorias
Antropologia, Não Ficção, Ciências Humanas E Sociais, Ciência
Compartilhe este livro
Esta página foi vista 314 vezes desde 13/06/2018
Versão
ebook
R$ 17,22
Disponível em:
PDF
Valor total:
R$ 17,22
Este ebook também pode estar à venda na:
Sinopse

Este trabalho é resultado de uma pesquisa sobre consumo de moda feminina realizada no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (UFRN), sob a orientação da Profa. Dra. Maria Lúcia Bastos Alves. O objetivo principal deste estudo foi verificar como são construídos os gostos em relação à escolha das vestimentas pelas mulheres. A pesquisa se deu a partir da análise de conteúdos de exemplares da revista Estilo da Editora Abril do período de junho/2008 a junho/2009. Alguns autores como: Pierre Bourdieu, Gilda de M. e Souza, G. Lipovetsky, entre outros, foram fundamentais para a discussão de conceitos relativos ao campo da moda e do consumo. Ainda foram realizadas entrevistas semiestruturadas com duas figurinistas que trabalhavam em lojas especializadas na venda de tecidos e mulheres clientes da mesma loja durante atendimento, na cidade de Natal/RN. Diante dos dados coletados, foi possível verificar os discursos disseminadores de formas adequadas de vestir por meio da fala das figurinistas e clientes que eram leitoras/usuárias da revista Estilo. Portanto, o estudo foi eficiente para perceber e entender como os discursos de moda são proferidos e difundidos no grupo de mulheres ao qual se direciona. Assim, há claramente uma produção e consolidação de tipos socialmente adequados e aceitáveis de vestir.

Características
Número de páginas 198
Edição 1 (2018)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Coloração Preto e branco
Tipo de papel Offset 75g
Fale com o autor
Gilcerlandia Pinheiro Almeida Nunes Melo

Sou graduada e mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN e graduada em Pedagogia. Professora do curso de Pedagogia na Universidade Vale do Acaraú - UVA - e coordenadora escolar da Educação Infantil.

Comentários
0 comentários