As 7 macrotendências educacionais consolidadas para 2021
Código do livro: 380090
Categorias
Didáticos, Desenvolvimento Humano, Ciências Humanas E Sociais
Compartilhe este livro
Esta página foi vista 130 vezes desde 15/06/2021
Versão
ebook
R$ 14,42
Disponível em:
epub
Valor total:
R$ 14,42
Este ebook também pode estar à venda na:
Sinopse

Diante dos fatos iniciados em 2020, muitas das tendências que vinham sendo debatidas – e resistidas – desde as discussões do hibridismo e da BNCC, iniciadas por volta de 2014, acabaram sendo aceleradas diante da necessidade de soluções imediatas, ainda que amadoras. O ano de 2020 obrigou-nos a repensar tudo nas formações educacionais que oferecemos. A partir desse 2021, existem 7 macrotendências educacionais que iniciaram há algum tempo, mas acabaram por se consolidar como uma reverberação das ações emergenciais adotadas no ano da pandemia. Agora elas se estabelecem como referências mínimas do que seja o novo fazer docente, dentro do contexto do ensino híbrido e remoto, síncrono e assíncrono. E para os professores que desejam manter-se atuantes no mercado educacional só há uma opção: conhecê-las e dominá-las.

Características
ISBN 978-65-001-9160-8
Número de páginas 0
Edição 1 (2021)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Coloração Colorido
Tipo de papel Offset 75g

Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para atendimento@clubedeautores.com.br

Denise da Vinha Ricieri

Fisioterapeuta, docente do ensino superior desde 1987, construí minha carreira clínica sobre o diferencial de oferecer mais e de buscar evidências para meus resultados, mesmo em uma época que nem se falava de práticas baseadas em evidências. A docência começou com a paixão pela pesquisa e pela oportunidade de explorar meu lado cientista em favor daquilo que precisava, na atuação clínica da Fisioterapia Respiratória. No final da década de 1990 conheci e fiz uma capacitação para a metodologia Problem Based Learning/PBL (dava aulas em um curso de Medicina) e isso foi meu primeiro divisor de águas! Fazia todo sentido... A partir de então, decidi que me dedicaria à carreira docente, unicamente, com foco nas pesquisas clínicas e no desenvolvimento de melhores repertórios para minhas aulas.

No início dos anos 2000 já trabalhava com alguns módulos das disciplinas no formato de problematização prática até que, em 2006, fiz minha capacitação na metodologia de aprendizagem baseada em projetos ou Project Based Learning. Essa nova perspctiva didática impulsionou minha certeza de que o futuro era dessas "tais metodologias diferentes" porque os resultados que eu colhia em sala de aula eram sensivelmente melhores, em desempenho de aprendizagem dos estudantes. Foi assim que, passo a passo, fui buscando novas formações, aplicação do que aprendia dentro da sala de aula, ajustes, desenvolvimento rastreado de materiais de planejamento e execução didática, até que uma formação em Design Thinking me levou, definitivamente, para o design de trilhas/rotas de aprendizagem.

Exerci cargos de elaboradora e revisora do ENADE, assim como de avaliadora de cursos superiores e instituições, junto ao Inep/MEC. Essa experiência alinhou as necessidades de mudanças didáticas na sala de aula ao encontro de modelos capazes de obter conceitos melhores (e maiores) face às avaliações externas de curso. Esse é o diferencial, de mais de 30 anos de carreira docente, que trago como autora de textos e livros para compartilhar com professores que desejam alinhar suas práticas às necessidades do século 21.

Insights Docentes (Instagram): https://www.instagram.com/insightsdocentes/

Comentários

Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.

0 comentários