Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO
Dicionário de afixos, elementos de composição (radicais) e de desinências
Formação de palavras do português erudito e popular
Categorias
Educação, Didáticos, Dicionários E Manuais De Conversação
Compartilhe este livro
Esta página foi vista 946 vezes desde 23/08/2019
Versão
ebook
R$ 30,14
Disponível em:
PDF
Valor total:
R$ 30,14
Este ebook também pode estar à venda na:
Sinopse

Tendo se passado 105 anos da publicação do dicionário de formação de palavras do idioma português, de autoria do professor Dr. Carlos Góes (1881-1934), que serviu de modelo para outros livros do mesmo gênero, sentimos necessidade de contribuir para tão importante matéria, escrevendo este modesto volume, apesar de sabermos quão distantes ficaram as pessoas dos úteis, necessários e insubstituíveis léxicos para a cultura geral, em decorrência dos novos tempos.

Sabemos que neste intervalo secular surgiram aqui e ali alguns livros que tratam da formação de vocábulos do idioma, como por exemplo, o “Dicionário de afixos” (1972), de Humberto de Oliveira Garboggini, o livro “Formação de palavras no português brasileiro contemporâneo” (1989), do prof. Antônio José Sandmann, do qual me vali inúmeras vezes.

O autor deste dicionário é mais compilador que lexicógrafo, título impossível de lhe pertencer, mas, se há algum mérito neste trabalho, foi o de agregar a cada radical, prefixo ou sufixo, quando necessário e possível, o maior número de informações; assim, o consulente mais exigente, ao topar com alguns desses elementos, vem-lhe à mente qual é seu sinônimo, antônimo, têm equivalência no idioma grego, latino, no vernáculo e até no tupi? A área da biomedicina também mereceu acurada pesquisa, embora estejamos ciente de que muita coisa ficou para trás, e muito nos escapou, dada nossa situação de leigo e do vasto campo que é a terminologia científica, além de inúmeras observações que se fizeram necessárias. Não nos esquecemos, que a par da formação tradicional e clássica do idioma, há novas e arrojadas inovações no vocabulário popular, no jornalístico, no esportivo, no político, muitas delas, todavia, tendo vida efêmera, não merecem registro em dicionários.

As cincadas da Academia Brasileira de Letras, as incongruências e leviandades dos Acordos Ortográficos não são desconhecidas do autor, dele merecendo justas, oportunas e acerbas críticas.

Achegas, comentários e críticas serão sempre bem-vindos, pois enriquecerão este modesto léxico.

Características
Número de páginas 231
Edição 1 (2019)
Formato A4 (210x297)
Acabamento Brochura
Coloração Preto e branco
Tipo de papel Offset 75g
Fale com o autor
Samoél Bannach

Email: [email protected]

Formação: Primária – Escola Duque de Caxias (Mafra - SC)

Secundária– Colégio Estadual Barão de Antonina (Mafra - SC)

Superior – Faculdades Santa Cruz (Curso de Letras Português-Inglês - Curitiba - PR)

Outros cursos: Universidade do Contestado (Curso de Direito em 1998-1998 - Canoinhas - SC)

Canadian English Centre (Curitiba - PR)

CEFA (escola de formação de operadores do sistema elétrico, 1980 – Florianópolis - SC)

CEFET/Florianópolis (2008)

Exército Brasileiro: 1.ª Regimento de Cavalaria de Guardas (1975-1976)

Experiência profissional: Eletrosul/Eletrobras (1980-2011)

Comentários
1 comentários
ArteSam
Quarta | 28.08.2019 às 17h08
Olá Samoél, tudo bem? Oferecemos serviço de conversão ePub, capa, solicitação de ISBN, providência de ficha catalográfica, revisão, book-trailer, ilustrações, criação de site, etc. Caso tenha interesse, fale comigo. Meu site - www.sdmarini.com - e-mail: [email protected] - página no Facebook: www.facebook.com/artesambr