Go_to_top Bar
Seu carrinho está
vazio
Olá

Clube de Autores é a maior comunidade de autopublicação da América Latina. Inicie agora!

Livro Dicionário de afixos, elementos de composição (radicais) e de desinências

Formação de palavras do português erudito e popular

Por: Samoél Bannach Denunciar

por
R$ 30,14

Sinopse

Tendo se passado 105 anos da publicação do dicionário de formação de palavras do idioma português, de autoria do professor Dr. Carlos Góes (1881-1934), que serviu de modelo para outros livros do mesmo gênero, sentimos necessidade de contribuir para tão importante matéria, escrevendo este modesto volume, apesar de sabermos quão distantes ficaram as pessoas dos úteis, necessários e insubstituíveis léxicos para a cultura geral, em decorrência dos novos tempos.

Sabemos que neste intervalo secular surgiram aqui e ali alguns livros que tratam da formação de vocábulos do idioma, como por exemplo, o “Dicionário de afixos” (1972), de Humberto de Oliveira Garboggini, o livro “Formação de palavras no português brasileiro contemporâneo” (1989), do prof. Antônio José Sandmann, do qual me vali inúmeras vezes.

O autor deste dicionário é mais compilador que lexicógrafo, título impossível de lhe pertencer, mas, se há algum mérito neste trabalho, foi o de agregar a cada radical, prefixo ou sufixo, quando necessário e possível, o maior número de informações; assim, o consulente mais exigente, ao topar com alguns desses elementos, vem-lhe à mente qual é seu sinônimo, antônimo, têm equivalência no idioma grego, latino, no vernáculo e até no tupi? A área da biomedicina também mereceu acurada pesquisa, embora estejamos ciente de que muita coisa ficou para trás, e muito nos escapou, dada nossa situação de leigo e do vasto campo que é a terminologia científica, além de inúmeras observações que se fizeram necessárias. Não nos esquecemos, que a par da formação tradicional e clássica do idioma, há novas e arrojadas inovações no vocabulário popular, no jornalístico, no esportivo, no político, muitas delas, todavia, tendo vida efêmera, não merecem registro em dicionários.

As cincadas da Academia Brasileira de Letras, as incongruências e leviandades dos Acordos Ortográficos não são desconhecidas do autor, dele merecendo justas, oportunas e acerbas críticas.

Achegas, comentários e críticas serão sempre bem-vindos, pois enriquecerão este modesto léxico.

Categorias: Educação, Didáticos, Dicionários E Manuais De Conversação
Palavras-chave: dicionário, lexicologia, português

Características

Cover_front_perspective
Número de páginas: 230

Edição: 1(2019)

Mais publicações desse autor

Comentários - 1 comentário(s)


ArteSam
Olá Samoél, tudo bem? Oferecemos serviço de conversão ePub, capa, solicitação de ISBN, providência de ficha catalográfica, revisão, book-trailer, ilustrações, criação de site, etc. Caso tenha interesse, fale comigo. Meu site - www.sdmarini.com - e-mail: [email protected] - página no Facebook: www.facebook.com/artesambr
Quarta às 17:08

Como funciona

Passo 1

Você publica seu livro online, gratuitamente.

Passo 2

Você diz quanto quer receber de direitos autorais.

Passo 3

Nós vendemos e você recebe o dinheiro por depósito direto na sua conta.

Serviços profissionais

Conheça nossos serviços

São vários serviços para auxiliá-lo em sua obra:

Depoimentos

"Eu devo a você Fred e ao Clube de Autores muita coisa, depois que conheci vocês, muitas premiações eu recebi e sei que as Publicações de meus livros me ajudaram muito. Tenho que agradecer pela prestação dos serviços de vocês pela lisura dos profissionais. Muito Obrigado é pouco indico sempre o ..."

Nancy Cobo

Formas de Pagamento (até 12x)

Segurança

Print


Clube de Autores Publicações S/A   CNPJ: 16.779.786/0001-27

Rua Otto Boehm, 48 Sala 08, América - Joinville/SC, CEP 89201-700