Dos signos e da arte de pensar considerados em mútuas relações
Categorias
Filosofia / Religião, Ética E Filosofia Moral, Bem & Mal, Religião, Filosofia, Ciência
Compartilhe este livro
Esta página foi vista 12 vezes desde 07/04/2021
Versão
ebook
R$ 16,56
Disponível em:
epub
Valor total:
R$ 16,56
Este ebook também pode estar à venda na:
Sinopse

Gérando tornou-se conhecido ao vencer um concurso promovido pelo Instituto Nacional de Ciências e Artes da França em 1797 que buscava uma definição mais apurada da relação entre os signos e os pensamentos, para isso formulou questões a serem respondidas pelos candidatos.

Joseph-Marie respondeu estas perguntas com seu livro Dos Signos e da Arte de Pensar.

Para a primeira questão de se os signos são a única forma de transformar nossas sensações em ideias? Gérando responde que não, o que nosso espírito necessita inicialmente para formular as ideias é uma atenção mais cuidadosa.

À segunda questão: Se o nosso pensamento seria livre de defeitos se a relação entre os signos que usamos também não tivesse defeitos? O filósofo responde que essa pergunta é uma fantasia, uma ilusão, pois é humanamente impraticável e inviável anteceder as nossas experiências, pois não temos como prever o que vai acontecer no futuro, afirma ainda que a linguagem de cada cultura depende do seu grau de civilização.

Para a terceira questão de se a ciência encontraria a verdade se os signos por ela empregados fossem também perfeitos, Gérando responde que a conformidade que encontramos em alguns ramos da ciência não tem nada a ver com a linguagem por eles escolhida, o que acontece é o inverso, é o avanço das ciências que faz com que tenham também uma linguagem avançada. A linguagem é consequência das ciências e não o contrário.

Na quarta pergunta: Se a diferença de opiniões é o resultado do uso errôneo dos signos? O filósofo responde que sim, algumas vezes isso pode acontecer, mas existem outras causas para a consequência da diferença de opiniões tais como as diversas circunstâncias em que se encontram os indivíduos, os diferentes modos de ser e de agir, as vantagens que cada um busca e os preconceitos, próprios dos seres humanos. Afirma ainda que a diferença de opiniões é algo positivo para o progresso do conhecimento humano.

Gérando responde a quinta e última pergunta do concurso: Se os signos das diferentes ciências podem atingir o grau de perfeição encontrado pelos signos da matemática? Dizendo que não, pois a uniformidade dos signos encontrados na álgebra é própria da ciência matemática e não existem fora dela. Isso acontece porque nas outras ciências existem muitas diferenças entre os objetos de estudo o que dificulta e impede uma interpretação única dos seus signos.

Características
Número de páginas 0
Edição 1 (2021)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Coloração Colorido
Tipo de papel Offset 75g

Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para atendimento@clubedeautores.com.br

Comentários

Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.

0 comentários