EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Análise do percurso dos alunos da Classe Especial até a inclusão na Educação de Jovens e Adultos

Relato de Experiência numa Escola do Município de Macaé - RJ Período (2011 - 2013)

Por Silvia Martins Vitorio

Código do livro: 161345

Categorias

Educação, Jovens e Adolescentes

Compartilhe este livro
Esta página foi vista 1948 vezes desde 09/03/2014
Versão
impressa
R$ 47,70
Acabamento
Valor total:
R$ 47,70
Versão
ebook
R$ 24,18
Leia em Pensática
Valor total:
R$ 47,70
Este ebook também pode estar à venda na:

Sinopse

O objetivo desta pesquisa foi analisar o percurso de uma Classe Especial até a sua inclusão em uma turma na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e seu desenvolvi-mento. O trabalho segue o viés qualitativo, com procedimento metodológico calcado no relato de experiência da pesquisadora. O locus da pesquisa ocorreu em uma es-cola do município de Macaé _ RJ (período 2011 - 2013). Para embasar teoricamente o trabalho, recorri à literatura atual, dialogando principalmente com os autores: Oli-veira & Glat, (2003) e Mantoan (2001) que problematizam os conceitos de integração e inclusão e os desdobramentos que esses novos paradigmas trouxeram para a educação; Mota (2013), com quem dialogo sobre os desafios da formação continua-da de professores para atender a diversidade que acompanha a inclusão e a busca por uma escola com práticas inclusivas, garantindo assim o direito à educação para todos. Também procurei apoio nas legislações vigentes sobre inclusão respaldando-me principalmente na Declaração de Salamanca que aborda os direitos humanos, o direito a uma educação para todos e os princípios de uma educação inclusiva. Chegando assim a conclusão de que com a transição, os alunos não sentiram grandes impactos, pois houve todo um trabalho voltado para o acolhimento, respeito as suas especificidades e compreensão do tempo de cada um. Houve também a liberdade de escolhas das estratégias e métodos a serem usados pelos professores, participação ativa dos pais, reorganização do currículo e principalmente o desenvolvimento da autonomia, o que possibilitaram excelentes resultados.

Características

Número de páginas 50
Edição 1 (2014)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura
Coloração Preto e branco
Tipo de papel Offset 90g
Idioma Português

Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para atendimento@clubedeautores.com.br

Fale com o autor

Silvia Martins Vitorio

Meu nome é Silvia Martins Vitório, sou mãe de quatro adolescentes, Professora e agora Pedagoga. Trabalho na Secretaria de Educação como coordenadora da EJA (Educação de Jovens e Adultos), visitando as escolas, coordeno um grupo de professores que trabalham com inclusão e recentemente me tornei assistente pedagógica do Projovem Urbano. Também trabalho em uma escola particular, como coordenadora de turno do Ensino Médio.

Adoro estudar, em 2013 participei do curso de Extensão “Heterogênese Urbana”, no qual aprendi muito sobre ética e democracia na cidade. Atualmente estou fazendo um curso de especialização em Educação de Jovens e Adultos, LIBRAS, Inglês e sou pós graduanda em Psicopedagogia Clínica e Institucional.

Moro na cidade de Macaé, Rio de Janeiro há 14 anos, porém nasci e fui criada em São Paulo. Foi lá que começou o meu envolvimento com a Educação, primeiro como voluntária num grupo de catequistas, depois numa pequena creche do bairro onde morava que posteriormente se transformou numa Escola de Educação Infantil. Formei-me como professora e logo passei num concurso. Já lecionei em todos os segmentos da Educação Fundamental e também na Educação Infantil. Já atuei como professora orientadora, professora de reforço e multiplicadora de diversas práticas de alfabetização.

Acredito na formação profissional e sempre participei de diversos cursos de formação para me atualizar e melhorar minhas práticas em sala de aula.

Aqui em Macaé, além de lecionar, também fui formadora do PROFA (Programa de Formação de Professores Alfabetizadores), e participo sempre de encontros de professores, algumas vezes como formadora.

Espero colaborar com os profissionais de educação e todos os leitores que se interessam em promover uma educação de qualidade.

Comentários

Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.

1 comentários
Jenifer
Quarta | 25.03.2015 às 12h03
Parabéns pelo trabalho maravilhoso, sucesso!! "Pensar na inclusão e seus desafios e buscar uma educação inclusiva não é refletir e considerar apenas um momento contemporâneo ou remoto, mas sim toda a trajetória do inicio até a construção dos paradigmas atuais." Silvia Martins 👏👏👏