Guia de Especificação e Modelagem de Sistemas
Dedicamos esta metodologia aos arquitetos de sistemas, analistas de sistemas, analistas de processos, analistas de O&M, estudantes de informática e também aos executivos, dirigentes do setor de informática da empresa, de modo que todos, conhecendo as sugestões aqui propostas percebam a importância da prática formal da arquitetura de sistemas.
Sua implantação promove vários benefícios:
1. auxiliará o executivo gerir melhor o setor de informática da empresa; 2. promoverá a integração de todos nas fases da especificação da arquitetura dos sistemas;
3. promoverá mais eficiência e menores custos com a reutilização de códigos e a participação efetiva de estagiários;
4. promoverá a formalização do acervo cultural das operações do negócio e das operações dos softwares da empresa;
5. promoverá a implantação de uma biblioteca para guarda e consulta do acervo construído;
6. promoverá à empresa a propriedade intelectual de seus projetos e também o alicerce de seus programas de treinamento.
Esta metodologia não é fruto de trabalho acadêmico mas, o resultado da experimentação em campo de diferentes técnicas de modelagem e de especificação de sistemas.
Outro aspecto que destacamos é o alcance de sua compreensão. Como é totalmente conceitual, sem o contágio de nenhuma tecnologia informática, sua prática pode, com o auxílio e orientação do arquiteto de sistemas, ser realizada pelos próprios profissionais operacionais e executivos da empresa, especialmente na elaboração dos artefatos (documentos) das fases I e II da arquitetura de um sistema.
Esses profissionais conhecem o negócio e isso, sob o ponto de vista da qualidade dos artefatos que poderão produzir e da redução do esforço e tempo de realização, é uma virtude e contribuição imensurável.
Promove, de forma natural, a especificação de sistemas empresariais integrados, particionados por personagem ao invés da tradicional segmentação baseada nos setores da empresa cujo modelo e abordagem, fundamentados no seu organograma, na maioria das vezes revela fluxos de informações já em estágio avançado de evolução e tratamento.
Por outro lado, na abordagem sugerida nesta metodologia o levantamento e o estudo dos fluxos de informações ocorrem sempre em sua origem e acompanha sua evolução pelos diferentes setores empresariais, até sua conclusão.
Esta metodologia desqualifica o argumento "tamanho da empresa" como medida da dificuldade de sua prática. Os fundamentos e orientações aqui propostos cabem, da mesma forma e aplicabilidade, em empresas de qualquer tamanho e/ou ramo de atividade. O que pode variar é a extensão do trabalho. Não importa se a metodologia será aplicada para a informatização de uma pequena loja ou para uma grande empresa. A atuação do arquiteto de sistemas ocorrerá da mesma forma e com o mesmo nível de exigência e capacitação obtidos aqui.
Não se trata de um conjunto de técnicas isoladas de modelagem e especificação de sistemas mas, uma metodologia capaz de conduzi-lo no exercício das atividades do levantamento, da análise e do projeto de sistemas, naturalmente especificados de forma integrada.
A prática da metodologia promove de forma natural a construção e a consolidação na empresa do acervo cultural com as especificações de todas as regras e operações do negócio, sejam elas manuais ou informatizadas.
Feito de maneira conceitual, esse acervo apresenta-se ao alcance de todos: executivos; operadores do negócio e profissionais de informática além do que, fornece conteúdo para a elaboração de programas de treinamento e reciclagem dos profissionais das diferentes áreas da empresa.
Aos empresários fornece a sustentação e o domínio sobre a propriedade intelectual dos sistemas desenvolvidos.
Sem esse acervo essa propriedade é perdida quando transformada e mantida apenas na linguagem dos computadores.
Número de páginas | 286 |
Edição | 1 (2019) |
Formato | A5 (148x210) |
Acabamento | Brochura c/ orelha |
Coloração | Preto e branco |
Tipo de papel | Offset 90g |
Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para atendimento@clubedeautores.com.br
Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.