Clube de Autores é a maior comunidade de autopublicação da América Latina. Inicie agora!
Após sua deportação e prisão, Napoleão ficou exilado na Ilha de Santa Helena até a sua morte. Além disso, tratando-se de um território ocupado pelos ingleses, a França teve que pagar uma indenização de guerra pesada para a manutenção de tropas estrangeiras em seu exílio.
A ilha foi comandada pela primeira vez pelo almirante Cockburn e depois por Sir Hudson Lowe. O Imperador foi acompanhado por um pequeno grupo de seguidores, incluindo o grande marechal do palácio Bertrand, Las Cases, Geral Montholon e General Gourgaud. Ele dedicou-se a escrever suas memórias, ditadas a Las Cases. Também tentou aprender inglês; recebeu vários visitantes que passaram por Santa Helena, que, então, é uma escala importante para os navios ao redor da África. Uma vez instalado em Longwood, ele evitou sair porque Lowe ordenou que o imperador fosse a todos os lugares escoltado. Napoleão adoeceu e gradualmente enfraqueceu. Na segunda quinzena de abril 1821, ele mesmo escreveu sua última vontade e vários aditamentos, em quarenta páginas no total. Suas últimas palavras foram: “A França, exército, Josephine”, ou, de acordo com as memórias de St. Helena, “cabeça ... exército ... Meu Deus!”. Nerval, em seu poema sobre a morte dos exilados, escreveu: “As últimas palavras de Napoleão foram: “Meu Deus e a nação francesa ... França ... meu filho ... Exército cabeça”. Uma versão atual diz que ele teria dito, com efeito, “cabeça do exército”, que é muito menos enigmático. Napoleão morreu em um sábado, 5 de maio, de 1821, às 17 horas e 49 minutos, tornando-se assim “o mais poderoso sopro de vida que agitou o barro humano" (Chateaubriand). Hudson Lowe, carcereiro de Napoleão em Santa Helena antes de seu leito de morte, disse: "senhores, quem era o maior inimigo da Inglaterra era também o meu. Mas eu perdoei-lhe tudo. Com a morte de um grande homem, devemos sentir tristeza e profundo pesar. No entanto, as causas da morte foram objeto de controvérsia; oficialmente os médicos descobriram que morreu de câncer no estômago, mas a hipótese mais robusta é a de envenenamento por trióxido de arsênico. Antes de morrer, Napoleão pediu que fosse enterrado nas margens do Sena, junto ao povo francês que ele tanto amava; mas quando ele morreu, em 1821, foi enterrado em Santa helena. Dezenove anos depois da morte de Napoleão, o rei Louis-Philippe obteve do Reino Unido o retorno das cinzas de Napoleão. A exumação ocorreu em 15 de outubro de 1840 e Napoleão finalmente deixou a ilha de Santa Helena num domingo, 18 de outubro 1840. Seu corpo foi devolvido triunfalmente para Paris e enterrado no cemitério des Invalides, em um grande sarcófago [...]
Categorias:
Biografia, Geografia E Historia, Não Ficção, França, Histórico, Realeza
Palavras-chave:
bonaparte, exÍlio, histÓria, napoleÃo
Você publica seu livro online, gratuitamente.
Você diz quanto quer receber de direitos autorais.
Nós vendemos e você recebe o dinheiro por depósito direto na sua conta.
São vários serviços para auxiliá-lo em sua obra:
"Dou hoje meu testemunho para o site Clube de Autores por sua competência, solidariedade, capacidade criativa, e auxílio constantte a autores desconhecidos que, por essa generosidade e senso do que significa um espaço literário, estão plenamente engajados nesse projeto. Meus agradecimentos."
Clube de Autores Publicações S/A CNPJ: 16.779.786/0001-27
Rua Otto Boehm, 48 Sala 08, América - Joinville/SC, CEP 89201-700