O ARQUIPÉLAGO DA CHROMOCULTURA INCIDENTAL REVISITADA DE CÓR : DO ‘DEEP BLUE’ DA PRÚSSIA PASSANDO POR CHAIM E GRIGORI, OS PERELMAN, UMA IDA À FREGE E WITTGENSTEIN, AO TRANS-SIBERIANO, À SOLJENITSIN, À KASPAROV E DA GULA AO GULAG ...
OU AS CORES PODEM TER ALGUNS SIGNIFICADOS, ALGUNS ESTUDIOSOS AFIRMAM QUE PODEM PROVOCAR LEMBRANÇAS E SENSAÇÕES ÀS PESSOAS
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Sinopse

O ARQUIPÉLAGO DA CHROMOCULTURA INCIDENTAL REVISITADA DE CÓR : DO ‘DEEP BLUE’ DA

PRÚSSIA PASSANDO POR CHAIM E GRIGORI, OS PERELMAN, UMA IDA À FREGE E

WITTGENSTEIN, AO TRANS-SIBERIANO, À SOLJENITSIN, À KASPAROV E DA GULA AO GULAG ...

OU AS CORES PODEM TER ALGUNS SIGNIFICADOS, ALGUNS ESTUDIOSOS AFIRMAM QUE

PODEM PROVOCAR LEMBRANÇAS E SENSAÇÕES ÀS PESSOAS, TER O QUE A COR REPRESENTA,

NO OCIDENTE O CINZA: ELEGÂNCIA, HUMILDADE, RESPEITO, REVERÊNCIA, SUTILEZA;

VERMELHO: PAIXÃO, FORÇA, ENERGIA, AMOR, LIDERANÇA, MASCULINIDADE, PODER, ALEGRIA

(NA CHINA), PERIGO, FOGO, RAIVA, REVOLUÇÃO, “PARE”; AZUL: HARMONIA, CONFIDÊNCIA,

CONSERVADORISMO, AUSTERIDADE, MONOTONIA, DEPENDÊNCIA, TECNOLOGIA, LIBERDADE,

SAÚDE; CIANO: TRANQUILIDADE, PAZ, SOSSEGO, LIMPEZA, FRESCOR; VERDE: NATUREZA,

PRIMAVERA, FERTILIDADE, JUVENTUDE, DESENVOLVIMENTO, RIQUEZA, DINHEIRO, BOA

SORTE, CIÚMES, GANÂNCIA, ESPERANÇA; AMARELA: VELOCIDADE, CONCENTRAÇÃO,

OTIMISMO, ALEGRIA, FELICIDADE, IDEALISMO, RIQUEZA (OURO), FRAQUEZA, DINHEIRO;

MAGENTA: LUXÚRIA, SOFISTICAÇÃO, SENSUALIDADE, FEMINILIDADE, DESEJO; VIOLETA:

ESPIRITUALIDADE, CRIATIVIDADE, REALEZA, SABEDORIA, RESPLANDECÊNCIA, DOR;

ALARANJADO: ENERGIA, CRIATIVIDADE, EQUILÍBRIO, ENTUSIASMO, LUDISMO; BRANCO:

PUREZA, INOCÊNCIA, REVERÊNCIA, PAZ, SIMPLICIDADE, ESTERILIDADE, RENDIÇÃO, UNIÃO;

PRETO: PODER, MODERNIDADE, SOFISTICAÇÃO, FORMALIDADE, MORTE, MEDO, ANONIMATO,

RAIVA, MISTÉRIO, AZAR; CASTANHO: SÓLIDO, SEGURO, CALMO, NATUREZA, RÚSTICO,

ESTABILIDADE, ESTAGNAÇÃO, PESO, ASPEREZA, COR É COMO O CÉREBRO (DOS SERES VIVOS

ANIMAIS) INTERPRETA OS SINAIS ELETRO NERVOSOS VINDOS DO OLHO, RESULTANTES DA

REEMISSÃO DA LUZ VINDA DE UM OBJETO QUE FOI EMITIDA POR UMA FONTE LUMINOSA POR

MEIO DE ONDAS ELETROMAGNÉTICAS; E QUE CORRESPONDE À PARTE DO ESPECTRO

ELETROMAGNÉTICO QUE É VISÍVEL (380 A 700 NANÔMETROS – 4,3X10^14 HZ A 7,5X10^14 HZ)

EXEMPLO DO CÍRCULO CROMÁTICO DO LIVRO TEORIA DAS CORES (1810), DE GOETHE, A COR

NÃO É UM FENÔMENO FÍSICO. UM MESMO COMPRIMENTO DE ONDA PODE SER PERCEBIDO

DIFERENTEMENTE POR DIFERENTES PESSOAS (OU OUTROS SERES VIVOS ANIMAIS), OU SEJA,

COR É UM FENÔMENO FISIOLÓGICO, DE CARÁTER SUBJETIVO E INDIVIDUAL, SOBRE A

PSICOLOGIA E FISIOLOGIA DA COR, UMA VEZ DE SE TRATAR NÃO DE UMA PROPRIEDADE DO

OBJETO, MAS DE UM ELEMENTO PERCEPTIVO, A COR TEM UMA SÉRIE DE IMPLICAÇÕES NA

PSICOLOGIA. DESSA FORMA, A PERCEPÇÃO DA COR PODE CAUSAR UMA SÉRIE DE

SENSAÇÕES, DE ACORDO COM CADA CULTURA, QUE COSTUMA SER MUITO EXPLORADA PELA

PUBLICIDADE. A CULTURA OCIDENTAL FAZ ASSOCIAR, POR EXEMPLO, O VERDE A

ESPERANÇA, O VERMELHO À FOME, O PÚRPURA AO LUXO E O ROXO AO LUTO, A GESTALT

(PSICOLOGIA DA FORMA) TAMBÉM SE PREOCUPOU COM A PERCEPÇÃO DAS CORES.SOBRE A

CONSTÂNCIA DA COR, O FENÔMENO DA CONSTÂNCIA DA COR FAZ COM QUE AS SUPERFÍCIES

PAREÇAM MANTER APROXIMADAMENTE A MESMA COR SOB DIFERENTES ILUMINAÇÕES. O

SISTEMA NERVOSO APARENTEMENTE EXTRAI AQUILO QUE É INVARIANTE SOB AS MUDANÇAS

DE ILUMINAÇÃO. EMBORA A RADIAÇÃO LUMINOSA MUDE, NOSSA MENTE MANTÉM OS

PADRÕES SOB A LUZ BRANCA, AGRUPA-OS E CLASSIFICA-OS COMO SE FOSSEM SEMPRE OS

MESMOS, SOBRE A SIMBOLOGIA DAS CORES, HÁ A CRENÇA DE QUE AS CORES TERIAM

DIFERENTES EFEITOS PSICOLÓGICOS SOBRE AS PESSOAS, EMBORA ISSO SEJA

EXTREMAMENTE DUVIDÁVEL CONFORME A COMUNIDADE CIENTÍFICA. OS SUPOSTOS EFEITOS

SERIAM: VERMELHO É PAIXÃO, ENTUSIASMO, ENCONTRO ENTRE PESSOAS. ESTIMULA AÇÕES

AGRESSIVAS; AMARELO É CONCENTRAÇÃO, DISCIPLINA, COMUNICAÇÃO, ATIVA O INTELECTO.

ESTÁ ASSOCIADO A POSITIVIDADE E A BOA SORTE; LARANJA É EQUILÍBRIO, GENEROSIDADE,

ENTUSIASMO, ALEGRIA. ALÉM DE SER ATRAENTE E ACONCHEGANTE; VERDE É ESPERANÇA,

ABUNDANCIA, CURA. ESTIMULA MOMENTOS DE PAZ E EQUILÍBRIO. É A COR DA REVELAÇÃO,

TAMBÉM REPRESENTA A GANÂNCIA. AZUL É PURIFICAÇÃO, EXPULSA ENERGIAS NEGATIVAS.

FAVORECE A AMABILIDADE, A PACIÊNCIA A SERENIDADE. ESTIMULA A BUSCA DA VERDADE

INTERIOR; LILÁS É A COR QUE TEM MAIS INFLUENCIA EM EMOÇÕES E HUMORES. TAMBÉM

ESTÁ LIGADA A INTUIÇÃO E A ESPIRITUALIDADE; BRANCO É PURIFICADOR E

TRANSFORMADOR. REPRESENTA A PERFEIÇÃO E O AMOR DIVINO. ESTIMULA A IMAGINAÇÃO E

A HUMILDADE. PRODUZ A SENSAÇÃO DE LIMPEZA E CLARIDADE, ALÉM DE FRIEZA E

ESTERILIDADE; PRETO, PODE SER REPRESENTADO COMO UMA CAPA DE AÇO, ONDE AQUILO

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QUE ESTÁ DENTRO NÃO SAI E AQUILO QUE ESTÁ FORA NÃO ENTRA. ROSA PODE SER

REPRESENTADO PELA HUMILDADE E AMIZADE, A MAIS ANTIGA TEORIA SOBRE CORES QUE SE

TEM NOTÍCIA É DE AUTORIA DO FILÓSOFO GREGO ARISTÓTELES. ARISTÓTELES CONCLUIU

QUE AS CORES ERAM UMA PROPRIEDADE DOS OBJETOS. ASSIM COMO PESO, MATERIAL,

TEXTURA, ELES TINHAM CORES. E, PAUTADO PELA MÁGICA DOS NÚMEROS, DISSE QUE ERAM

EM NÚMERO DE SEIS, O VERMELHO, O VERDE, AZUL, AMARELO, PRETO E BRANCO, O ESTUDO

DE CORES SEMPRE FOI INFLUENCIADO POR ASPECTOS PSICOLÓGICOS E CULTURAIS. O POETA

MEDIEVAL PLÍNIO CERTA VEZ TEORIZOU QUE AS TRÊS CORES BÁSICAS SERIAM O VERMELHO

VIVO, O AMETISTA E UMA OUTRA QUE CHAMOU DE CONCHÍFERA. O AMARELO FOI EXCLUÍDO

DESTA LISTA POR ESTAR ASSOCIADO A MULHERES, POIS ERA USADO NO VÉU NUPCIAL, NA

RENASCENÇA A NATUREZA DAS CORES FOI ESTUDADA PELOS ARTISTAS, LEON BATTISTA

ALBERTI, UM DISCÍPULO DE BRUNELLESCHI, DIRIA QUE SERIAM QUATRO AS MAIS

IMPORTANTES, O VERMELHO, VERDE, AZUL E O CINZA- AS CORES EM NÚMERO DE QUATRO

ESTÃO RELACIONADAS AOS QUATRO ELEMENTOS (FOGO-VERMELHO; AR-CINZENTO; ÁGUAAZUL; TERRA-VERDE) (COMO ESCREVE EM SUA OBRA “DE PICTURA”) . ESSA VISÃO REFLETE

OS SEUS GOSTOS NA TELA. ALBERTI É CONTEMPORÂNEO DE LEONARDO DA VINCI, E TEVE

INFLUENCIA SOBRE ELE, LEONARDO DA VINCI REUNIU ANOTAÇÕES EM MEIO DO SÉCULO XV

PARA DOIS LIVROS DISTINTOS E SEUS ESCRITOS FORAM POSTERIORMENTE REUNIDOS EM UM

SÓ LIVRO INTITULADO TRATADO DA PINTURA E DA PAISAGEM. ELE SE OPORIA A

ARISTÓTELES AO AFIRMAR QUE A COR NÃO ERA UMA PROPRIEDADE DOS OBJETOS, MAS DA

LUZ. HAVIA UMA CONCORDÂNCIA AO AFIRMAR QUE TODAS AS OUTRAS CORES PODERIAM SE

FORMAR A PARTIR DO VERMELHO, VERDE, AZUL E AMARELO. AFIRMA AINDA QUE O BRANCO E

O PRETO NÃO SÃO CORES MAS EXTREMOS DA LUZ. DA VINCI FOI O PRIMEIRO A OBSERVAR

QUE A SOMBRA PODE SER COLORIDA, PESQUISAR A VISÃO ESTEREOSCÓPICA E MESMO

TENTOU CONSTRUIR UM FOTÔMETRO, NEWTON ACREDITAVA NA TEORIA CORPUSCULAR DA

LUZ TENDO GRANDES DESAVENÇAS COM HUYGENS QUE ACREDITAVA NA TEORIA

ONDULATÓRIA. POSTERIORMENTE, PROVOU-SE QUE A TEORIA DE NEWTON NÃO EXPLICAVA

SATISFATORIAMENTE O FENÔMENO DA COR. MAS SUA TEORIA FOI MAIS ACEITA DEVIDO AO

SEU GRANDE RECONHECIMENTO PELA GRAVITAÇÃO. APESAR DISSO, NEWTON FEZ

IMPORTANTES EXPERIMENTOS SOBRE A DECOMPOSIÇÃO DA LUZ COM PRISMAS E ACREDITOU

QUE AS CORES ERAM DEVIDAS AO TAMANHO DA PARTÍCULA DE LUZ, O FÍSICO, INGLÊS, ISAAC

NEWTON (1642-1727) REALIZOU VÁRIOS EXPERIMENTOS AO LONGO DOS ANOS E

REVOLUCIONOU A LUZ. EM 1665, NA FEIRA DE WOOLSTHORPE, COMPROU UM PRISMA DE

VIDRO E REALIZOU UM EXPERIMENTO EM SEU QUARTO, OBSERVANDO COMO UM RAIO DE SOL

E UM FURO NA VENEZIANA SE DECOMPUNHA AO ATRAVESSAR O PRISMA, SUA ATENÇÃO FOI

ATRAÍDA PELAS CORES DO ESPECTRO, ONDE A LUZ QUE EMERGIA DO PRISMA SE

DECOMPUNHA NAS SETE CORES DO ESPECTRO, EM RAIOS SUCESSIVOS: VERMELHO,

ALARANJADO, AMARELO, VERDE, AZUL, ANIL E O VIOLETA. DESTA MANEIRA ELE PRODUZIU

SEU PEQUENO ARCO-ÍRIS ARTIFICIAL, NEWTON FEZ A PUBLICAÇÃO DE SUA TEORIA SOBRE AS

CORES EM UMA PUBLICAÇÃO DA ROYAL SOCIETY CHAMADA PHILOSOPHICAL TRANSACTIONS

OF THE ROYAL SOCIETY OF LONDON. CITO: “PARA CUMPRIR MINHA PROMESSA ANTERIOR,

DEVO SEM MAIS CERIMÔNIAS ADICIONAIS INFORMAR-LHE QUE NO COMEÇO DO ANO DE 1666

(ÉPOCA QUE ME DEDICAVA A POLIR VIDROS ÓPTICO DE FORMAS DIFERENTE DA ESFÉRICA),

OBTIVE UM PRISMA DE VIDRO RETANGULAR PARA TENTAR OBSERVAR COM ELE O CELEBRE

FENÔMENO DAS CORES. PARA ESTE FIM, TENDO ESCURECIDO MEU QUARTO E FEITO UM

PEQUENO BURACO NA MINHA JANELA PARA DEIXAR PASSAR UMA QUANTIDADE

CONVENIENTE DE LUZ DO SOL, COLOQUEI O MEU PRISMA EM UMA ENTRADA PARA QUE ELA [A

LUZ] PUDESSE SER ASSIM REFRATADA PARA A PAREDE OPOSTA. ISSO ERA INICIALMENTE UM

DIVERTIMENTO MUITO PRAZEROSO: VER TODAS AS CORES VIVIDAS E INTENSAMENTE ASSIM

PRODUZIDAS, MAS DEPOIS DE UM TEMPO DEDICANDO-ME A CONSIDERÁ-LAS MAIS

SERIAMENTE, FIQUEI SURPRESO POR VÊ-LAS...”, EM SEGUIDA, NEWTON REPETIU A

EXPERIÊNCIA COM DOIS PRISMAS, E COMPROVOU QUE A É POSSÍVEL DECOMPOR E

RECOMPOR A LUZ BRANCA [2] . ROCHA (2002, P. 220) DESTACA EM SEU LIVRO

‘PHILOSOPHICAL TRANSACTIONS’ (1672), QUE: “CORES NÃO SÃO QUALIFICAÇÕES DA LUZ

DERIVADAS DE REFRAÇÃO OU REFLEXÕES DOS CORPOS NATURAIS (COMO É GERALMENTE

ACREDITADO), MAS PROPRIEDADES ORIGINAIS E INATAS QUE SÃO DIFERENTES NOS

DIVERSOS RAIOS. ALGUNS RAIOS SÃO DISPOSITIVOS A EXIBIR UMA COR VERMELHA E

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NENHUMA OUTRA; ALGUNS UMA AMARELA E NENHUMA OUTRA, ALGUNS UMA VERDE E

NENHUMA OUTRA E ASSIM POR DIANTE. NEM HÁ APENAS RAIOS PRÓPRIOS E PARTICULARES

PARA AS CORES MAIS IMPORTANTES, MAS MESMO PARA TODAS AS CORES INTERMEDIÁRIAS.”,

DIZ QUE O ESPECTRO NÃO MOSTRA CORES NITIDAMENTE LIMITADAS. NEWTON TAMBÉM TEVE

A IDEIA DE ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE ELAS E OS SONS DA ESCALA MUSICAL,

DIVIDINDO AS INFINITAS CORES DO ESPECTRO EM SETE GRUPOS DE CORES: (TODOS OS

GRAUS DE) VERMELHO, LARANJA, AMARELO, VERDE, AZUL ANIL E VIOLETA. AINDA HOJE, É

COMUM A DIVISÃO DO ESPECTRO EM SETE CORES É ARBITRARIA. A DISTINÇÃO ENTRE AZUL E

ANIL É FORÇADA DESSE NÚMERO SETE. COMO NÃO TEMOS UM CRITÉRIO PRECISO PARA

DEFINIR DETERMINADA COR, É DESNECESSÁRIA A PREOCUPAÇÃO COM O NÚMERO E A

DENOMINAÇÃO DAS CORES DO ARCO-ÍRIS. DEPOIS, ATRAVÉS DE UM DISPOSITIVO DIVIDINDO

EM SETE CORES, CADA UMA DOS QUAIS PINTANDO COM UMA DAS CORES DO ESPECTRO, QUE

AO GIRAR RAPIDAMENTE, AS CORES SE SUPERPÕEM SOBRE A RETINA DO OLHO DO

OBSERVADOR, DANDO A SENSAÇÃO DO BRANCO, CONHECIDO COMO O DISCO DE NEWTON. NO

MESMO ARTIGO NEWTON ESCREVE: “... A OBSERVAÇÃO EXPERIMENTAL DO FENÔMENO

INVERSO AO DA DISPERSÃO DAS CORES DO ESPECTRO PELO PRISMA: MAS A COMPOSIÇÃO

SURPREENDENTE E MARAVILHOSA FOI AQUELA DA BRANCURA. NÃO HÁ NENHUM TIPO DE

RAIO QUE SOZINHO POSSA EXIBI-LA. ELA É SEMPRE COMPOSTA... FREQUENTEMENTE TENHO

OBSERVADO QUE FAZENDO CONVERGIR TODAS AS CORES DO PRISMA E SENDO DESSE MODO

NOVAMENTE MISTURADAS COMO ESTAVAM NA LUZ INTEIRAMENTE E PERFEITAMENTE

BRANCA...”, NOTAMOS QUE A LUZ SE PROPAGA EM FORMA DE VARIAÇÕES TRANSVERSAIS E

ATRAVESSAM COM MENOR OU MAIOR FACILIDADE, TODAS AS SUBSTÂNCIAS CHAMADAS

TRANSPARENTES. PARA NETO (1980), LUZ É A DESIGNAÇÃO QUE RECEBE A RADIAÇÃO

ELETROMAGNÉTICA QUE AO PENETRAR NO OLHO HUMANO, ACARRETA UMA SENSAÇÃO DE

CLARIDADE SENDO ELA RESPONSÁVEL PELO TRANSPORTE DE TODAS AS INFORMAÇÕES

VISUAIS QUE RECEBEMOS. EXPLICA ROCHA (2002, P. 221) QUE PARA NEWTON A LUZ É

COMPOSTA POR CORPOS LUMINOSOS, QUE CHEGA ATÉ AOS OLHOS DO OBSERVADOR E

PRODUZ A SENSAÇÃO DE LUMINOSIDADE, COMO A EMISSÃO, POR PARTE DE PEQUENAS

PARTÍCULAS E DIZ: “DISSO, PORTANTO VEM QUE A BRANCURA É A COR USUAL DA LUZ, POIS

A LUZ É UM AGREGADO CONFUSO DE RAIOS DOTADOS DE TODOS OS TIPOS DE CORES, COMO

ELAS [AS CORES] SÃO PROMISCUAMENTE LANÇADAS DOS CORPOS LUMINOSOS.”, COM ESSA

TEORIA CHAMADA TEORIA CORPUSCULAR DA ESCURIDÃO, ELE INVENTOU O TELESCÓPIO

REFLETOR – QUE CAUSA ABERRAÇÕES CROMÁTICAS, EMPREGA UM ESPELHO CÔNCAVO, QUE

REFLETE A LUZ. CERTAMENTE JÁ VIMOS ISSO ACONTECER: POR UM PEDAÇO DE VIDRO, UM

AQUÁRIO OU ALGO DE GÊNERO QUE PRODUZ FAIXAS COLORIDAS, COMO UM CD QUALQUER,

VERÁ OS REFLEXOS PRODUZIDOS QUE VARIAM UMA GAMA DE CORES VIVAS. AS GOTAS DE

CHUVA TEM O MESMO EFEITO, NA FRONTEIRA DO AR COM A ÁGUA, A LUZ É REFRATADA E OS

DIFERENTES COMPRIMENTOS DE ONDE QUE FORMAM A LUZ DO SOL SÃO INCLINADOS EM

DIFERENTES ÂNGULOS, COMO NO PRISMA DE NEWTON, NO INTERIOR DAS GOTAS PASSAM, AS

CORES DESDOBRAM, ATE ATINGIREM A PAREDE CÔNCAVA DO OUTRO LADO E ASSIM SÃO

REFLETIDAS DE VOLTA E PARA BAIXO, SAINDO DA GOTA DE CHUVA. SENDO ASSIM, PODE-SE

CONCLUIR QUE CADA COR TEM UM ÍNDICE DE REFRAÇÃO (DESVIO QUANDO PASSA DE UM

MEIO PARA OUTRO) DIFERENTE., AINDA NO SÉCULO XVIII, UM IMPRESSOR CHAMADO LE BLON

TESTOU DIVERSOS PIGMENTOS ATÉ CHEGAR AOS TRÊS BÁSICOS PARA IMPRESSÃO: O

VERMELHO, O AMARELO E O AZUL, E HOUVE UMA RODA CRIADA POR GOETHE EM 1810, NO

SÉCULO XIX O POETA GOETHE SE APAIXONOU PELA QUESTÃO DA COR E PASSOU 40 ANOS

TENTANDO TERMINAR O QUE CONSIDERAVA SUA OBRA MÁXIMA: UM TRATADO SOBRE AS

CORES QUE PORIA ABAIXO A TEORIA DE NEWTON, A PRINCIPAL OBJEÇÃO DE GOETHE A

NEWTON ERA DE QUE A LUZ BRANCA NÃO PODIA SER CONSTITUÍDA POR CORES, CADA UMA

DELAS MAIS ESCURA QUE O BRANCO. ASSIM ELE DEFENDIA A IDEIA DAS CORES SEREM

RESULTADO DA INTERAÇÃO DA LUZ COM A “NÃO LUZ” OU A ESCURIDÃO, POR EXEMPLO, O

EXPERIMENTO DA LUZ DECOMPOSTA EM CORES AO PASSAR POR UM PRISMA FOI EXPLICADO

POR ELE COMO UM EFEITO DO MEIO TRANSLÚCIDO (O VIDRO) ENFRAQUECENDO A LUZ

BRANCA. O AMARELO SERIA A IMPRESSÃO PRODUZIDA NO OLHO PELA LUZ BRANCA VINDA EM

NOSSA DIREÇÃO ATRAVÉS DE UM MEIO TRANSLÚCIDO. O SOL E A LUA PARECEM

AMARELADOS POR SUA LUZ PASSAR PELA ATMOSFERA ATÉ CHEGAR A NÓS. JÁ O AZUL SERIA

O RESULTADO DA FUGA DA LUZ DE NÓS ATÉ A ESCURIDÃO. O CÉU É AZUL PORQUE A LUZ

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REFLETIDA NA TERRA VOLTA EM DIREÇÃO AO ESPAÇO NEGRO ATRAVÉS DA ATMOSFERA. DA

MESMA FORMA O MAR, ONDE A LUZ PENETRA ALGUNS METROS EM DIREÇÃO AO FUNDO

ESCURO. OU AS MONTANHAS AO LONGE QUE PARECEM AZULADAS. O VERDE SERIA A

NEUTRALIZAÇÃO DO AZUL E DO AMARELO. COMO NO MAR RASO OU NUMA PISCINA, ONDE A

LUZ REFLETIDA NO FUNDO VEM EM NOSSA DIREÇÃO (AMARELO) AO MESMO TEMPO QUE VAI

DO SOL EM DIREÇÃO AO FUNDO (AZUL). A INTENSIFICAÇÃO DO AZUL, OU SEJA A LUZ MUITO

ENFRAQUECIDA AO IR EM DIREÇÃO À ESCURIDÃO TORNA-SE VIOLETA, DO MESMO MODO QUE

O AMARELO INTENSIFICADO, COMO O SOL NASCENTE, MAIS FRACO, E TENDO QUE PASSAR

POR UM PERCURSO MAIOR DE ATMOSFERA ATÉ NOSSO OLHO FICA AVERMELHADO, A

INTERPRETAÇÃO DO ARCO-ÍRIS É ASSIM MODIFICADA. OS DOIS EXTREMOS TENDEM AO

VERMELHO, QUE REPRESENTA O ENFRAQUECIMENTO MÁXIMO DA LUZ, E ELE REALMENTE

DESCOBRIU ASPECTOS QUE NEWTON IGNORARA SOBRE A FISIOLOGIA E PSICOLOGIA DA COR.

OBSERVOU A RETENÇÃO DAS CORES NA RETINA, A TENDÊNCIA DO OLHO HUMANO EM VER

NAS BORDAS DE UMA COR COMPLEMENTAR, NOTOU QUE OBJETOS BRANCOS SEMPRE

PARECEM MAIORES DO QUE OS OBJETOS COM AUSÊNCIA DE LUZ (PRETO) TAMBÉM

REINTERPRETOU AS CORES, PIGMENTOS DE LE BLON, RENOMEANDO-OS PÚRPURA, AMARELO

E AZUL CLARO, SE APROXIMANDO COM MUITA PRECISÃO DAS ATUAIS TINTAS MAGENTA,

AMARELO E CIANO UTILIZADAS EM IMPRESSÃO INDUSTRIAL, PORÉM AS OBSERVAÇÕES DE

GOETHE EM NADA FERIRAM A TEORIA DE NEWTON, PARTE DEVIDO AO ENORME PRESTÍGIO DO

FÍSICO INGLÊS, E PARTE PORQUE SUAS EXPLICAÇÕES PARA OS FENÔMENOS ERAM MUITAS

VEZES INSATISFATÓRIAS E ELE NÃO PROPUNHA NENHUM MÉTODO CIENTÍFICO PARA PROVAR

SUAS TESES. SUA PUBLICAÇÃO “A TEORIA DAS CORES” CAIU EM DESCRÉDITO NA

COMUNIDADE CIENTÍFICA, NÃO DESPERTOU INTERESSE ENTRE OS ARTISTAS E ERA DEVERAS

COMPLEXO PARA LEIGOS, SUAS OBSERVAÇÕES FORAM RESGATADAS NO INÍCIO DO SÉCULO

XX PELOS ESTUDIOSOS DA GESTALT E SOBRE PINTORES MODERNOS COMO PAUL KLEE E

KANDINSKY, ATUALMENTE, O ESTUDO DA TEORIA DAS CORES NAS UNIVERSIDADES SE DIVIDE

EM TRÊS MATÉRIAS COM AS MESMAS CARACTERÍSTICAS QUE GOETHE PROPUNHA PARA

CORES: A COR FÍSICA (ÓPTICA FÍSICA), A COR FISIOLÓGICA (ÓPTICA FISIOLÓGICA) E A COR

QUÍMICA (ÓPTICA FISICO-QUÍMICA). O CONTEÚDO É BASICAMENTE A TEORIA DE NEWTON

ACRESCIDA DE OBSERVAÇÕES MODERNAS SOBRE ONDAS. OS ESTUDOS DE GOETHE AINDA

PODEM SER ENCONTRADOS EM LIVROS DE PSICOLOGIA, ARTE E MESMO LIVROS INFANTOJUVENIS QUE APRESENTAM ILUSÕES DE ÓPTICA PARA ENTENDER AS CORES, É PRECISO

ANTES FALAR DE LUZ. A LUZ BRANCA (PRATICAMENTE A TOTALIDADE DA LUZ PROVENIENTE

DO SOL) É COMPOSTA DE RADIAÇÕES DE DIVERSOS COMPRIMENTOS DE ONDA. CADA

COMPRIMENTO DE ONDA CORRESPONDE A UMA COR – OU SEJA, AO SER CAPTADO

INDIVIDUALMENTE POR NOSSOS OLHOS, ELE É CONVERTIDO EM IMPULSOS ELÉTRICOS QUE

FAZEM O CÉREBRO PERCEBER AQUELA COR. O VERMELHO, POR EXEMPLO, TEM

COMPRIMENTO DE ONDA DE 0,7 MÍCRON (0,7 MILÉSIMO DE 1 MILÍMETRO) E O AMARELO, DE 0,6

MÍCRON. NO SÉCULO 17, O FÍSICO INGLÊS ISAAC NEWTON DEIXOU ISSO CLARO EM UM

EXPERIMENTO USANDO UM PRISMA: QUANDO A LUZ SOLAR ATRAVESSAVA O VIDRO, CADA

COR SEGUIA UMA DIREÇÃO DIFERENTE, POIS CADA UMA DELAS TEM COMPRIMENTO DE ONDA

E VELOCIDADE DIFERENTES. ASSIM, SE VOCÊ USAR UM PRISMA PARA DECOMPOR A LUZ

SOLAR E COLOCAR O OLHO “NA DIREÇÃO” DE ONDE VEM O LARANJA, VERÁ LARANJA; SE

COLOCAR OS OLHOS NA DIREÇÃO DO AZUL, VERÁ AZUL, E ASSIM POR DIANTE. MAS ESSE É SÓ

O COMEÇO DA HISTÓRIA, DIGAMOS QUE VOCÊ SAIA À RUA COM UMA CAMISA AMARELA. AO

SER ILUMINADA PELA LUZ DO SOL, ELA TEM A PROPRIEDADE DE ABSORVER TODAS AS CORES,

EXCETO O AMARELO. PORTANTO, DE TODAS AS CORES QUE CHEGAM À CAMISA, A ÚNICA QUE

É REJEITADA – E QUE PROSSEGUE SEU CAMINHO ENTRE A CAMISA E SEU OLHO – É A COR

AMARELA. POR QUE ISSO ACONTECE? “PORQUE A CAMISA TEM PIGMENTOS. ESSES

PIGMENTOS NÃO ABSORVEM O AMARELO, DO MESMO JEITO QUE OUTROS PIGMENTOS

REJEITAM O VERMELHO OU O AZUL”, DIZ ABÁ PERSIANO, PROFESSOR DO DEPARTAMENTO DE

FÍSICA DA UFMG. “POR ISSO, O AMARELO PROVENIENTE DO SOL SERÁ REJEITADO POR SUA

CAMISA, QUE O REFLETIRÁ EM TODAS AS DIREÇÕES, INCLUSIVE PARA OS SEUS OLHOS – E

VOCÊ VERÁ AMARELO.” É COMO SE A FONTE DO AMARELO ESTIVESSE NA SUA CAMISA, MAS

NA REALIDADE ESSA FONTE ESTÁ NO SOL OU NAS LÂMPADAS QUE USAMOS. SE VOCÊ

ENTRASSE EM UM LUGAR SEM LUZ ALGUMA, A CAMISA SERIA PRETA, DO PONTO DE VISTA

FÍSICO, O AMARELO EXISTE, SIM, POIS EXISTE UM COMPRIMENTO DE ONDA (0,6 MÍCRON) QUE,

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AO SER CAPTURADO POR SEUS OLHOS, É CONVERTIDO EM IMPULSOS ELÉTRICOS

ESPECÍFICOS, QUE VÃO AO CÉREBRO E O FAZEM CONCLUIR: “É AMARELO”. MAS A CAMISA

AMARELA, A RIGOR, NÃO É AMARELA. ELA TEM OS CHAMADOS PIGMENTOS AMARELOS, QUE

“NÃO GOSTAM” DO AMARELO E NÃO O ABSORVEM, REFLETINDO-O PARA OS SEUS OLHOS. DA

MESMA FORMA QUE A CAMISA AMARELA, UM OBJETO BRANCO ILUMINADO PELO SOL

REFLETE TODAS AS CORES. JÁ UM OBJETO PRETO, POR ABSORVER TODAS AS CORES, NÃO

REFLETE NADA PARA OS SEUS OLHOS – ASSIM COMO O FUNDO DESTA PÁGINA, O MISTÉRIO

SOBRE AS CORES ESTÁ EM DESCOBRIR O QUE LEVOU OS SERES HUMANOS A

DESENVOLVEREM CÉLULAS CAPAZES DE DIFERENCIAR AS 3 CORES PRIMÁRIAS (VERDE, AZUL

E VERMELHO, DAS QUAIS SURGEM TODAS AS OUTRAS CORES) ...

DANIEL CHENRAZI AKTALAYA MAITREYA

Características
Número de páginas 136
Edição 1 (2021)
Formato A4 (210x297)
Acabamento Brochura
Tipo de papel Offset 75g

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DANIEL CHENRAZI AKTALAYA MAITREYA

TENHO 144 OBRAS PUBLICADAS , SOU ESCRITOR, AUTOR, FILÓSOFO E PENSADOR BRASILEIRO DANIEL CHENRAZI AKTALAYA MAITREYA danielcam179@gmail.com/

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