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Livro O QUE DIZEM OS NÃO RELIGIOSOS?

Por: Leon Cardoso da Silva Denunciar

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Sinopse

Como não é nada comum as pessoas pensarem, sobretudo a respeito das muitas contribuições de nossa intelectualidade para nossas vidas, gostaria de fazer uma reflexão a respeito de algo que julgo relevante.

Recentemente uma pessoa me perguntou: qual a importância da teologia para nossas vidas? Sinceramente, eu nunca tinha pensado nisso. Mas julgo importante entendermos alguns pontos importantes a respeito disso.

Primeiramente teologia é a junção de dois termos gregos: theós + logia = deus + ciência. No caso do grego, logia também pode significar “estudo”. Assim, teologia refere-se a um discurso que tem a presunção de um saber ou de uma ciência de deus ou sobre deus.

Quando analisamos os posicionamentos e as contribuições da ciência propriamente dita e da teologia para a humanidade observamos haver uma discordância entre uma e outra e isso nos revela a grande distância entre elas.

Vamos aos fatos que ficará melhor de ser entendido: a ciência é responsável pelas seguintes informações: nós sabemos que nosso universo é formado em sua maioria de hidrogênio. Nós sabemos como os planetas e as estrelas se formam e o que ocorre dentro de uma estrela (sabemos que as estrelas fundem hidrogênio e formam outros elementos químicos, inclusive elementos mais pesados que nos formam como, carbono, ferro, cálcio, oxigênio, entre outros). Sabemos que princípios fundamentais do mundo químico transformam-se em biológicos e que estas fusões ou fissões nucleares formam moléculas auto-reprodutoras.

Foi a ciência, e somente ela nos fornece estes conhecimentos que interferem em nossa vida e nos mostram benefícios enormes sem os quais não seria possível o surgimento da química, da física, da biologia, da medicina, etc. A ciência erradicou a varíola, a febre amarela, produziu remédios para combater e controlar a tuberculose, a aids, e imunizou uma série de vírus e matou uma séries de bactérias que antigamente eram mortais. Mas as contribuições da ciência não acabam aqui. Logo vou retomar este ponto. Agora gostaria de me referir à teologia. O que ela tem a dizer a respeito disso tudo? Enquanto os cientistas gastaram seu tempo fazendo isso que acabei de citar, os teólogos estavam usando seus preciosos tempos para refletir acerca de doenças como punições para o pecado das pessoas. Enquanto os cientistas estavam observando os astros e alertando as pessoas para diversas catástrofes os teólogos estavam lendo a bíblia e alertando as pessoas para se converterem em uma religião para se salvarem do castigo eterno.

Por acaso alguém quando sente alguma dor vai se consultar com algum teólogo? Quando, num passado distante, as pessoas sofriam de epilepsia os teólogos vinham ao socorro delas fazendo até mesmo uma série de torturas para expulsar demônios, enquanto que os cientistas estudavam os casos até conseguirem compreender que isso nada tinha a ver com demônios e, com o tempo, conseguiram entender isso e fazer remédios para amenizar e até curar este mal nas pessoas. Todas as previsões de teólogos, quando acertavam, eram coisas óbvias, da mesma forma que os adivinhos fazem quando dizem: este ano vai ser muito difícil, vai ter doenças, mortes, e uma catástrofe que matará muitas pessoas. Todos nós podemos prever todas estas coisas obvias que acontece todos os anos.

Se não fosse a ciência não haveria aparelhos tecnológicos como este que agora você está usando para ler estas palavras. Não conseguiríamos falar ao telefone porque não existiria telefone, nem poderíamos assistir televisão, pois não haveria satélites para transmitir sinais nem conseguiríamos dominar a energia eletromagnética, não entenderíamos a gravidade (elemento primordial para nossas vidas e para o equilíbrio do universo), isso tudo resultado de pesquisas sobre física e astronomia. Quando você fratura um osso e precisa tirar um raio-x você está usando descobertas proporcionadas pelos avanços da astronomia e da física.

O que a teologia já disse sobre isso tem alguma valor prático para alguém? O que os teólogos diriam a respeito das mais simples estrelas vistas no céu noturno? Podemos ver - a olho nu - de 2 mil a três mil delas e temos explicações comprovadas do que são, por que são, como foram parar ali, o que as constituem, e como nos protegermos dos raios de nosso sol, a única estrela de nosso sistema solar.

Se todas as contribuições da ciência fossem apagadas não haveria hospitais, nem livros, nem computadores, nem transportes mais rápidos que os cavalos, nem curas para inúmeras doenças, etc. Se do contrário apagássemos todas as afirmações da teologia alguém em sua sã consciência perceberia alguma grande diferença para suas vidas como perceberiam caso a ciência é que fosse apagada? Não. É óbvio que não. Isso simplesmente porque teologia não é campo de conhecimento, mas sim de afirmações inúteis e desnecessárias para nossas vidas de uma forma geral.

Mas esperemos o futuro. Para o cientista o futuro não é esperança, mas respostas que só o tempo responderá. Quem sabe um dia a ciência não salve a raça humana caso precisemos partir desesperados para outro planeta na fuga de um choque iminente com algum cometa ou asteroide perdido no espaço. Ou quem sabe poderemos utilizar sondas para desviar algum asteroide no futuro? Tudo isso é possível. O que parece impossível é a teologia utilizando seus métodos fazer algo parecido ou de fato ter alguma utilidade para nossas vidas enquanto seres humanos que precisam de bases sólidas para a permanência e o cultivo da vida em nosso planeta. A teologia teve muito tempo para contribuir para nossas vidas, mas fracassou e fracassa ao dividir pessoas, religiões, crenças, etc. A ciência do contrário salva vidas todos os dias (ou ameniza dores de quem sofre de algum mal doloroso e difícil).

Categorias: Ciência, Ciências da Religião, Filosofia
Palavras-chave: ciências, crítica, filosofia, religiosa

Características

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Número de páginas: 124

Edição: 1(2016)

Formato: A5 (148x210)

Coloração: Preto e branco

Acabamento: Brochura c/ orelha

Tipo de papel: Couche 90g

Reconhecimento

Sobre o autor

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Leon Cardoso da Silva

BIOGRAFIA

Leon Cardoso da Silva é escritor, professor, poeta, pesquisador e crítico literário. Nasceu em Jacobina, Bahia, em 1983. Concluiu, em 2002, os estudos regulares na Escola Estadual de Junco. Em 2012 graduou-se em Licenciatura Plena em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Junto a esta universidade, desenvolveu o trabalho de pesquisa “Literatura Popular: da historiografia literária ao ensino em escolas da roça” vinculado à FAPESB e ao programa de pós-graduação desta mesma universidade.

Em 2016, concluiu o curso de pós-graduação em Estudos Linguísticos e Literários. Ao longo da vida dedicou-se e dedica-se a literatura, educação e produção escrita. Tem vínculo de livre docência no Instituto Educacional São Francisco de Assis (IESFA), sistema municipal de ensino da cidade de Várzea do Poço, Bahia. Fez sua estréia literária em 2012, quando publicou o livro de poemas “À margem do impossível” (Virtualbooks, 2012), “O solitário Mário” (romance) e o livro de crítica literária “Literatura de Cordel: uma questão da historiografia literária brasileira”. Em 2013, publicou os livros de poemas “Etnografia do Instante” e “Monólogos” (Clube de Autores). Em 2014, publicou o livro de contos “A máquina do mundo”, reeditado pela Editora do Carmo (2016). Em 2016, publicou os livros “Coisas breves” (minicontos), “Gramática prática do português brasileiro” (gramática), “O que dizem os não religiosos?” (ensaios), “Entre dois mundos: a saga de João para compreender a possibilidade de um não deus” (romance) e a coletânea de poemas “Trinta e um anos de poesia” (todos pelo Clube de Autores).

Contato com o autor:

[email protected]

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