O que é o espiritismo

Por Allan Kardec

Ciência, Movimentos, Filosofia / Religião, Ética E Filosofia Moral, Religião, Filosofia

Esta página foi vista 407 vezes desde 21/04/2022

As pessoas que só têm conhecimento superficial do Espiritismo são, naturalmente, inclinadas a formular certas questões, cuja solução podiam, sem dúvida, encontrar em um estudo mais aprofundado dele; porém, o tempo e, muitas vezes, a vontade lhes faltam para se entregarem a observações seguidas. Antes de empreenderem essa tarefa, muitos desejam saber, pelo menos, do que se trata e se vale a pena ocupar-se com tal coisa. Por isso, achamos útil apresentar resumidamente as respostas a algumas das principais perguntas que nos são diariamente dirigidas; isto será, para o leitor, uma primeira iniciação, e, para nós, tempo ganho sobre o que tínhamos de gastar a repetir constantemente a mesma coisa.

Estes resumos não somente são úteis aos principiantes, que neles poderão, em pouco tempo e com pouca despesa, beber as noções mais essenciais da Doutrina Espírita, senão, também, aos adeptos, pois lhes fornecem os meios para responderem às primeiras objeções que não deixarão de lhes apresentar, e, além disso, por encontrarem reunidos, em quadro restrito e sob um mesmo ponto de vista, os princípios que devem sempre estar presentes à sua memória.

Para responder, desde já e sumariamente, à pergunta formulada no

título deste opúsculo, diremos que:

O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática ele consiste nas relações que se estabelecem entre nós e os espíritos; como filosofia, compreende todas as consequências morais que dimanam dessas mesmas relações.

Edição 1 (2022)
Tipo de papel Couche 90g

Allan Kardec

O CEDAMP - Centro Espirita Dr. Augusto Militão Pacheco, é uma instituição religiosa cristã fundamentada no Evangelho de Jesus, e no lema: "Fora da Caridade não há salvação", trazida pelo codificador da Doutrina dos Espíritos Allan Kardec na obra “O Evangelho Segundo o Espiritismo – Capítulo XV.

Fundada em 17 de Março de 1982, o CEDAMP através de seus voluntários, vem oferecendo instrução religiosa e cidadã para as crianças e adultos que o procuram, independente de origem religiosa, bem como apoio social para as famílias carentes e suporte espiritual para os sofredores de corpo e almas aflitas.

Sempre de portas abertas, seus salões recebem todos que queiram participar das reuniões públicas, onde estudiosos da doutrina discorrem em palestras reconfortantes, elucidativas e consoladoras, abordando aspectos do Evangelho de Jesus na vertente religiosa, filosófica, social e científica, das sociedades antigas e modernas.