Pedagogia hospitalar: um enfoque fenomenológico existencial
Categorias
Ciências Humanas E Sociais, Desenvolvimento Humano, Educação, Educação Especial, Educação Não Formal, Psicologia Educacional
Compartilhe este livro
Esta página foi vista 5730 vezes desde 29/01/2015
Versão
impressa
R$ 36,31
Valor total:
R$ 36,31
Valor total:
R$ 36,31
Este livro pode estar à venda na:
Sinopse

Esse livro advém da linha de pesquisa denominada “Diversidade e Práticas Educacionais Inclusivas” do Centro de Educação, Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo – CE/ DTEPE/ PPGE/ UFES em parceria com a Universidade Federal do Piauí - UFPI, Campus Picos. O professor Hiran Pinel é o líder dessa linha de pesquisa, emergindo daí capítulos, sob forma de artigos científicos, na esfera da Pedagogia Hospitalar – escolaridade regular & especial, bem como seu teor ligado à socialização, como parte da Pedagogia Social. Tais movimentações que deu origem ao livro surgiram de projetos de pesquisa que, há três anos, compõe o simbólico “guarda-chuva” da referida linha base: 1) “Pedagogia Hospitalar: o escolar e o social”; 2) “Diagnósticos Psicopedagógicos: produção discursiva no contexto escolar (e não escolar)”; 3) “Cinema & Educação: Implicações para a Educação Especial Inclusiva, Psicopedagogia e Pedagogia Social”. São artigos que podem ser provocadores de mais ações em Pedagogia Hospitalar, levando ao leitor numa direção da leitura envolvente, e que ao mesmo tempo pode conduzi-lo a uma reflexão acerca do sentido de cada pensamento/ sentimento/ ação em Pedagogia Hospitalar numa perspectiva inclusiva, produzida em termos da Fenomenologia Existencial de cunho social, cultural e histórico.

Espera-se que o livro seja de agrado do leitor, facilitando-o a produzir reflexões (sentimentos, pensamentos e ações) acerca da Pedagogia Hospitalar Escolar e Não Escolar e sua importância no contexto da saúde, pois o paciente tem direito a educação seja ela escolar geral, especial e/ou a não escolar, como a socialização e familiar, por exemplo. Ao mesmo tempo é vital reconhecer que as práticas educacionais escolares (e não escolares), nos contextos hospitalares, podem auxiliar ao paciente no seu envolvimento existencial, funcionando como um descanso na loucura, facilitando inclusive sua colaboração no tratamento médico e de enfermagem, bem como no psicológico, no de Fisioterapia, no do Serviço Social etc. A Pedagogia Hospitalar pode ser um dos elementos desse processo sempre inconcluso de humanização hospitalar ou o que isso pode significar.

Características
ISBN 978-85-7463-694-8
Número de páginas 125
Edição 1 (2015)
Formato A4 (210x297)
Acabamento Brochura s/ orelha
Coloração Preto e branco
Tipo de papel Offset 75g
Comentários
0 comentários