Proslógio
Categorias
Metafísica, Livre Arbŕtrio & Determinismo, Filosofia / Religião, Teologia, Religião, Filosofia
Compartilhe este livro
Esta página foi vista 13 vezes desde 19/02/2021
Versão
ebook
R$ 15,49
Disponível em:
epub
Valor total:
R$ 15,49
Este ebook também pode estar à venda na:
Sinopse

Proslógio (em latim: Proslogion) é uma obra de Anselmo de Cantuária (Santo Anselmo, para os católicos; 1033 - 1099) onde está escrito o primeiro argumento ontológico para a existência de Deus.

É a mais famosa obra de Santo Anselmo. As repercussões que o chamado “argumento ontológico”, nela presente, teve ao longo dos séculos seguintes, na pena de grandes filósofos, apontam para a sua inegável importância.

O argumento ontológico de Anselmo pode ser resumido como:

1. Deus, por definição, é o maior de todos os seres possíveis

2. Um ser que não existe no mundo real é menor que um ser que necessariamente existe em todos mundos possíveis

3. Suponha (por reductio ad absurdum) que Deus não exista no mundo real

4. Se o maior de todos seres possíveis não existe no mundo real, então ele não é tão grande quanto um ser que seria quase igual a ele, mas que não existe no mundo real

5. Mas o maior de todos seres possíveis não pode ser menor que algum outro ser que possa existir, porque a expressão "um ser tal que nenhum outro seja maior que ele é um ser para o qual é possível haver um maior" é uma expressão auto-contraditória

6. Logo, a suposição 3 é falsa. Deus existe no mundo real, e existe necessariamente em todos mundos possíveis. É impossível que Deus não exista.

Anselmo de Cantuária, conhecido também como Anselmo de Aosta foi um monge beneditino, filósofo e prelado da Igreja que foi arcebispo de Cantuária entre 1093 e 1109. Chamado de fundador do escolasticismo, Anselmo exerceu enorme influência sobre a teologia ocidental e é famoso principalmente por ter criado o argumento ontológico para a existência de Deus e a visão da satisfação sobre a teoria da expiação.

Características
Número de páginas 0
Edição 1 (1099)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Coloração Colorido
Tipo de papel Offset 75g
Comentários
0 comentários