REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA PROFISSÃO DOCENTE
DISCURSOS, PAPÉIS E (RE)PRODUÇÃO DE SENTIDOS
Categorias
Filosofia, Ciências Humanas E Sociais, Educação
Compartilhe este livro
Esta página foi vista 507 vezes desde 14/08/2013
Versão
impressa
R$ 48,54
Coloração
Acabamento
Valor total:
R$ 48,54
Versão
ebook
R$ 25,19
Disponível em:
PDF
Valor total:
R$ 48,54
Este ebook também pode estar à venda na:
Sinopse

Este trabalho investiga as representações sociais e os discursos presentes na

escola como dispositivos de construção de sentidos, sobretudo do trabalho docente,

demonstrando que a escola cria e recria sentidos, discursos, ações, valores e

representações por parte de todos os envolvidos numa relação de co -autoria e não

de passividade. Para isso, foram utilizados os aportes teóricos da Analise do

Discurso de Foucault e Pêcheux e das Teorias das Representações Sociais, com

base em Moscovici e Jodelet. As contribuições de autores como Geertz, Coulon,

Garfinkel, Macedo, para esta pesquisa etnográfica (Etnometodologia) faz-se

apresentar, através de questionário, as cinco palavras-chave mais presentes nos

discurso do docente (dedicação, responsabilidade, compromisso, competência e

profissionalismo) e ainda evidenciou como elas são representadas socialmente. A

conexão teórica destes autores citados com as contribuições da Pedagogia Crítica

de Giroux e Mclaren possibilitou entender que os conceitos dessas palavras-chave

eram adotados pelos docentes de forma crítica, quando pertinentes à sua prática

segundo a reflexão das suas ações cotidianas, porém, eram também criticadas e

descartadas conscientemente, porque eles faziam contraponto aos discursos e

representações sociais da “cultura oficial”. Ainda este trabalho demonstra por meio

das contribuições de Thomas Kuhn e Jean Pierre Lyotard como as grandes teorias

sociais da Modernidade, adotadas como paradigma pela escola, determinam toda

uma visão de mundo específica da realidade cotidiana e que consequentemente se

materializavam, por meio de representações sociais e discursos e, suas

conseqüências eram mais problematizar a condição de dominação “cultural oficial”

do que a condição de autonomia por parte da escola.

Características
Número de páginas 111
Edição 1 (2013)
Formato A4 (210x297)
Acabamento Brochura
Tipo de papel Offset 75g

Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para atendimento@clubedeautores.com.br

Fale com o autor
Wellington Amâncio da Silva

Inicialmente a editora concentrava-se na produção literária realizada no Nordeste do Brasil, especificamente à publicação de literatura inspirada no Modernismo de 1922.

Nos últimos anos expandimos nosso perfil editorial objetivando publicar autores contemporâneos especialmente da América Latina. A nós juntaram-se autores singulares cuja obra excepcional e original traz um renovo à literatura moderna.

Como editores, nossa visão literária transita, em suma, entre “Catatau” de Leminski e “Invenção de Orfeu” de Jorge de Lima, e sempre rememorando Mário de Andrade, Lêdo Ivo, Drummond e Bandeira, Haroldo de Campos, Herberto Helder, Guimarães Rosa e Borges.

Nossa meta é a cooperação entre autores e editores para a exaltação da Literatura.

Se você gostou, poderá fazer qualquer doação pelo link abaixo:

https://www.paypal.com/donate?hosted_button_id=WJPLC3WKPAB8L

Mais publicações desse autor
Ver a lista completa
Impresso
R$ 52,96
Ebook
R$ 30,57
Impresso
R$ 58,85
Ebook
R$ 35,95
Impresso
R$ 54,79
Ebook
R$ 35,95
Impresso
R$ 37,63
Ebook
R$ 30,57
Impresso
R$ 59,16
Ebook
R$ 30,57
Impresso
R$ 53,17
Ebook
R$ 35,95
Comentários

Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.

0 comentários