O objetivo deste trabalho foi elaborar um estudo preliminar com base em pesquisa bibliográfica referente a contribuição das ferramentas da tecnologia da informação para o Sistema de Informação de Marketing – SIM, no sentido de verificar se a tecnologia da informação poderá prover ganhos de eficiência e de redução de custos, quando comparada com os sistemas não eletrônicos para a área de Marketing.
Dentro deste enfoque, o estudo em questão apresenta primeiramente os conceitos básicos que norteiam as área de Marketing e a área da tecnologia da informação. São estudados os conceitos de marketing, administração de marketing, informação, sistemas e sistemas de informação. Este estudo apresenta o valor da informação para a área de marketing e como esta área normalmente obtém informações. Adverte também dos problemas de integração da informação para o marketing.
Posteriormente são descritos os conceitos, definições e comentários a respeito dos modelos de Sistema de Informação de Marketing apresentados por vários estudiosos da área de marketing. Nesta parte do estudo, são indicados alguns problemas que podem ocorrer na utilização de um Sistema de Informação de Marketing.
Em seguida, o estudo apresenta o conceito e abrangência da área de tecnologia da informação, bem como um breve relato do impacto da tecnologia na área de marketing. Neste sentido, é feita a descrição das ferramentas (Eletronic Data Interchange, Executive Information System, Enterprise Resource Planning e Customer Relations-hip Management) que podem auxiliar o processo de obtenção de dados e informações para o Sistema de Informação de Marketing.
Uma resposta favorável ou não à questão do estudo apresentado não é algo simples, apesar de, na sua maioria, alguns estudiosos e profissionais da área de marketing concordarem que as ferramentas computacionais podem constituir aumento de produtividade.
ISBN | 978-85-913115-1-4 |
Número de páginas | 170 |
Edição | 2 (2016) |
Formato | A5 (148x210) |
Acabamento | Brochura c/ orelha |
Coloração | Preto e branco |
Tipo de papel | Offset 75g |