Teatros de ensinar
Categorias
Artes, Artes Cênicas, Poesia, Teatro
Compartilhe este livro
Esta página foi vista 2496 vezes desde 12/08/2015
Versão
ebook
R$ 11,84
Disponível em:
epub
Valor total:
R$ 11,84
Este ebook também pode estar à venda na:
Sinopse

O teatro é um dos elementos fundadores da educação. Por meio das narrativas, do contar histórias, dos rituais que tentam controlar o devir, desde a origem do homem enxergando-se como humanidade, lá está a arte dramática. A proposta desse livro é resgatar essa origem, constituir o teatro de grupo como elemento fortalecedor do coletivo, de uma comunidade e, por conseguinte, na oferta da cidadania a ser desfrutada pelos indivíduos. Pretende-se que, mesmo os não-iniciados, iniciem esse diálogo das artes com seus diversos círculos sociais, sejam eles escolas, família, trabalho, vizinhança, ONGs, trabalhos voluntários, igrejas, clubes...

Está aqui o relato da formação de pessoas para alcançarem vozes e corpos em uma sociedade que torna invisíveis as minorias em seus direitos, está aqui a proposta de colocar no palco, sob os holofotes, os personagens que somos nós nessa onde de lutar em uma sociedade desigual. É para ser utilizado, disseminado, colocado em prática.

O livro traz um primeiro momento de contextualização do projeto Teatro da Vida, implementado no campus Taguatinga Centro do Instituto Federal de Brasília, o percurso teórico utilizado, os resultados alcançados, os entraves e as conquistas. Segue-se, daí, sugestões de atividades a serem inspiração para criação de novas. Cada encontro semanal durava três horas e os exercícios foram construídos para esse tempo, podendo, todavia, serem desmembrados para tempos mais restritos. Em seguida, estão as peças encenadas até agora. Foram escritas em um formato modular, flexíveis o suficiente para se adaptarem ao mais variado número de atores e possibilidades.

Encene, utilize, torne vivo esse livro como o são as experiências que o geraram. O palco é seu.

Características
ISBN 978-85-919626-0-0
Edição 1 (2015)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Coloração Preto e branco
Tipo de papel Offset 75g
Fale com o autor
Fernanda Ribeiro Queiroz de Oliveira

Dra em Letras e Lingüística pela UFG

Bailarina profissional, coreógrafa e professora de dança DRT -GO: 3205/0037

Autora dos livros Face ao Professor (2002), Canto e Corte - a épica e o drama nas vozes de Cecília Meireles e João Cabral de Melo Neto (2006), As santas quebradas - violência contra a mulher pela voz das vítimas (2010), A princesa sozinha no apartamento (2011) , Ela Bela Cela (2011), Travesseiro de professor (2013)

Docente do Instituto Federal de Brasília - Campus Taguatinga Centro

Mais publicações desse autor
Ver a lista completa
Comentários
0 comentários