Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua
experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você
concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa
Política de Privacidade.
As obras de Thiago Pérez são dedicadas ao chefe indígena Raoni Metuktire, homem de coragem que nunca deixou de lutar contra o desmatamento, contra o genocídio e sobretudo, em favor da vida...
...........................................................................................................................
Jornalista, fotógrafo e professor de língua francesa, Thiago Pérez nos conduz numa importante reflexão sobre o trato e as condições indígenas em nosso País, desde 1500 até a atualidade.
Em seu primeiro livro-reportagem, Genocídio Planejado (diário de um jornalista paulista em território xavante e outros 500) encontramos em sua narrativa a beleza e a poesia da vida, que nos são trazidas pelas palavras do jovem e inteligente xavante Öwau, que divide seu coração entre a Selva de Pedras e o Cerrado Mato Grossense.
O latente desejo de aprofundar questões, antes de lançar-se a escrever, conduziu o autor a estudar a língua Tupi e como poucos, debruçar sobre as origens do Brasil em documentos históricos e em obras de cronistas do século XVI aos dias atuais.
Em seu segundo livro (O Anel de Baidjim - L'Anneau de Baidjim) publicado em português e em francês, o autor inspira-se de experiências reais para contar a trágica história de amor entre a nobre Gauri Nimuendajú e o pobre músico Baidjim. Uma história emocionante, ambientada na Índia e no Brasil.
Na sequência Thiago Pérez escreve dois romances arqueológicos ficcionais de tirar o fôlego. DOCUMENTO 512 A verdadeira cidade perdida, onde ficção e realidade se misturam no resgate cultural de uma das maiores lendas arqueológicas do Brasil e NABILA E O PAPIRO DE DENDERAH, uma aventura repleta de perigos e descobertas ambientada entre França, Byblos e Egito. Mesmo nas obras parcialmente ficcionais, questões sociais emergentes e contemporâneas são trazidas à tona enriquecendo os diálogos entre as personagens.
Uma boa leitura a todos!
.............................................................................................................................