Notação do movimento:

investigando sua utilização na arte da dança

Por Ana Ligia Trindade

Artes

Esta página foi vista 5813 vezes desde 04/11/2011
Coloração
Acabamento

Esta obra é uma continuidade do estudo a cerca da Notação do Movimento na área da Dança, iniciado com a obra “A Escrita da Dança: a notação do movimento e a preservação da memória coreográfica”, publicada em 2008.

Notação coreográfica é o registro escrito de obras de dança. Notadores treinados utilizam sistemas de notação para “escrever” movimentos de dança. Com estes registros escritos, coreógrafos podem ler este tipo de notação e replicar uma peça de dança. É o mesmo conceito de leitura de uma partitura de música. Um compositor escreve a música e, em seguida, uma pessoa pode executar a música, seguindo as notas na partitura. Mas há um grande problema com as notações de movimento. Elas são muito difíceis de aprender e muito poucos coreógrafos utilizam esta metodologia para preservar suas peças de dança ou remontar performances documentadas. Isso significa que esses sistemas, exemplo de Labanotation e Benesh, são usados por um pequeno grupo de “notadores” e apenas um pequeno grupo de obras são devidamente documentadas e preservadas ou mesmo, posteriormente, executadas.

Temos na notação do movimento três grandes problemas não encontrados hoje na notação musical: tecnologia (softwares), proteção de direitos autorais e, conseqüentemente, mercado de trabalho. O ponto primordial, acreditam alguns profissionais da área, é que enquanto a dança não tiver um sistema de notação universalmente utilizado e aceito que seja fácil de aprender, usar e ler por bailarinos, coreógrafos e companhias de dança, esta arte será privada de importantes avanços e crescimento criativos transformadores no aprendizado (educação) e na carreira (profissão) de seus profissionais.

ISBN 978-85-912136-1-0
Edição 1 (2011)
Acabamento Brochura

Ana Ligia Trindade

Graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialização em Dança pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Mestre em Memória Social e Bens Culturais pelCentro Universitário La Salle (UniLaSalle/RS). Bailarina, professora e coreógrafa com formação de dança clássica (técnica russa e cubana) e moderna (técnica Graham e Limón). Aprovada em várias audições de companhias nacionais (Porto Alegre, Novo Hamburgo e São Paulo) e internacionais (Espanha) atuou nos grupos: Unicâmara Ballet, Grupo Sêmea, Grupo Phoenix, Grupo Choreo e Palco, e Cia. Dance Works. Atualmente trabalha junto à Escola Alegretto, Escola ComPasso e ArtMobile Dance Cia. e na Biblioteca da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). “Member of International Dance Council” – CID/UNESCO (12799) desde 2010. Diretora artística do Espaço Cultural ArtMobile e da ArtMobile Dance Cia. onde desenvolve Estudos/Montagens Coreográficas (Ballet Clássico, Moderno, Contemporâneo), Pesquisa CNPq/Unilasalle em Memória, Cultura e Identidade, Pesquisa CID/UNESCO em Notação Coreográfica e é integrante da Comissão p/presença e atuação do CID-UNESCO no Brasil.